Allianz F1 Grand Prix Insights: Aerodinâmica

quarta-feira, 4 de maio de 2011 às 18:13

allianz-aerodinamica
Neste video, produzido e apresentado pela Allianz, patrocinadora da equipe Mercedes GP na F1, Nico Rosberg e o chefe da equipe Ross Brawn, falam sobre a enorme importância da aerodinâmica num carro de F1 atual.

Enquanto Nico diz que se nos testes de inverno eles conseguirem gerar a melhor aerodinâmica do grid, a chance de vencer corridas é grande, Brawn explica que a aerodinâmica é a força mais importante que um carro de F1 precisa ter.

Brawn afirma: “A aerodinâmica é a chave dos carros de Formula 1”

Mas como ela deve funcionar? Nico esclarece: “O segredo é conseguir o máximo de downforce para ‘colar’ o carro na pista com o mínimo de arrasto para não segurar a velocidade do carros nas retas. Um bom exemplo foi o Duto-F no ano passado, onde apenas um pequeno orifício na asa traseira fazia um efeito enorme que nos possibilitava ganhar alguns décimos por volta. Nas curvas rápidas se você tiver uma boa aero você pode fazê-las com o pé cravado, mas se sua aero não estiver perfeita, você tem que levantar o pé e perde muito tempo.”

Ross Brawn explica logo a seguir que a aerodinâmica gerada por um carro de F1 é tão poderosa que o carro poderia andar de cabeça para baixo a partir dos 175 km/hora!

Nico revela que são mais de 100 pessoas trabalhando na fábrica da Mercedes GP só no departamento de aerodinâmica. Absolutamente tudo no carro é testado no túnel de vento, para que o fluxo do ar que passa pelo carro seja o mais suave possível. Até mesmo o capacete do piloto é testado e se necessário, ajustes são feitos para que ele não atrapalhe o fluxo de ar.

Veja o video:

{youtube}bOgJTUvoMK0{/youtube}

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.