Algumas novidades do MCL39 “camuflado” hoje em Silverstone

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025 às 19:16

McLaren MCL39 camuflado

Lando Norris e Oscar Piastri participaram de um dia de filmagem em Silverstone para testar o novo carro antes dos testes de pré-temporada. O regulamento permite andar até 200 km em dias de filmagem.

A equipe sediada em Woking não quis usar a pintura do ano passado no MCL39 em Silverstone por medo de que as pessoas notassem mudanças no carro.

No entanto, a camuflagem não impediu que as pessoas notassem algumas mudanças significativas no McLaren antes de 2025, inspiradas em alguns de seus rivais.

McLaren modificou as suspensões para o MCL39

Em relação à suspensão dianteira, o ponto de captação interno da perna traseira do braço oscilante superior, foi rebaixado para aumentar o anti-mergulho. Parte dessa mudança é atenuada pela McLaren também abaixando o ponto de captação interno da perna traseira.

Andrea Stella disse que a maioria das mudanças no carro de 2025 são para otimizar o pacote aerodinâmico. Esse aumento geral no anti-mergulho usando o braço oscilante superior alcançará isso, enquanto ainda dá ao piloto uma sensação razoável do potencial de frenagem dos pneus dianteiros.

A haste de direção é separada do braço oscilante inferior. A McLaren ainda está usando uma suspensão dianteira do sistema pullrod, enquanto a traseira continua sendo pushrod.

Na suspensão traseira, parece que o ponto de captação interno da perna dianteira do braço oscilante superior, foi montado na transmissão/motor muito mais baixo. Isso aumenta o efeito anti-elevação nas reacelerações.

Novamente, assim como na suspensão dianteira, parece que parte dessa mudança foi atenuada pela McLaren abaixando o ponto de captação interno da perna dianteira do braço oscilante inferior.

Entrada do sidepod

Nas entradas do radiador, a McLaren alterou a abertura para um formato mais em L invertido. Isso permite que ele sangre a camada limite que se acumula ao longo do fluxo de ar lento na lateral do chassi.

Isso está de acordo com o que a Red Bull e a Ferrari tiveram no ano passado, e também visualmente parecido a como a Mercedes fez isso na parte final de 2024.

Airbox revisado

Há pequenas mudanças de detalhes na superfície da carroceria do carro, mas a entrada da caixa de ar (airbox) é a mais visual. É um pouco mais largo e parece ser mais raso.

O objetivo disso é obter o máximo de separação possível entre o fluxo de ar que passa pelo capacete do piloto e a entrada em si.

Isso ajuda na eficiência do fluxo de entrada e reduz o impacto do capacete do piloto.

Também pode ter permitido que a McLaren reduzisse o peso da estrutura da barra anti-capotamento que, por ser a parte mais alta do carro, seria benéfica para diminuir o centro de gravidade do carro em geral.

Damon Hill aposta a McLaren para ser “campeã mundial novamente” em 2025

Fazer mudanças evolutivas no MCL39 pode ser arriscado, especialmente devido ao novo regulamento que chegará à F1 em 2026.

Mas Norris e Piastri relataram confiança no carro depois de usá-lo em Silverstone. A dupla tentará guiar a equipe para um título de pilotos depois que o primeiro perdeu para Max Verstappen por 63 pontos em 2024.

Damon Hill acha que a McLaren será “campeã mundial novamente” depois de ver o MCL39 pela primeira vez. A equipe sediada em Woking será a equipe a ser batida, dado seu forte ritmo no final do ano passado.

A vitória dominante de Norris em Abu Dhabi prova isso – e o britânico está ansioso para 2025, se tiver aprendido a lutar contra Verstappen com seus inúmeros incidentes na temporada passada.

Martin Brundle tem Norris como o favorito para o título de 2025 – “se ele puder dar um passo além e enfrentar adversários duros”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.