Alguém tem culpa pela derrota de Norris e McLaren na Rússia?

terça-feira, 28 de setembro de 2021 às 14:12

Lando Norris

Charles Leclerc e George Russell prestaram solidariedade a Lando Norris pela perda da vitória quase certa no GP da Rússia disputado no último domingo. Leclerc e Russell já passaram por isso perdendo suas primeiras vitórias, apesar da situação ter sido um pouco diferente com ambos.

Leclerc perdeu sua primeira vitória no Bahrain em 2019 quando sua UP teve problemas se superaquecimento nas últimas voltas e ele ficou extremamente lento na pista. O caso de Russell foi quando ele substituiu Hamilton (com COVID-19) no anel externo do Bahrain em 2020. Russell estava em P1, mas graças a um pitstop desastroso e depois a um furo de pneu ele também perdeu uma vitória praticamente certa, ou seja, ambos esses pilotos tiveram zero culpa na derrota dessas primeiras vitórias

No caso de Norris, ele próprio e a McLaren podem ser igualmente “culpados”, já que o inglês não entrou no box quando a chuva começou a apertar em Sochi. A McLaren não o pressionou o suficiente para ele trocar os pneus e ele não queria trocar mesmo, chegando inclusive a mandar seu engenheiro “calar a boca” numa das primeiras vezes que foi sugerido que ele os trocasse.

A conversa pelo rádio entre Norris e McLaren sobre a chuva e uma troca de pneus começou mesmo na volta 48. Veja:

Norris: Quantas voltas faltam?
McLaren: “4 voltas após esta e Bottas já trocou os pneus dele” responde a McLaren. (a pista tem partes secas e molhadas)
McLaren avisa quando Norris está na curva 5: “A pista a partir daí está bastante escorregadia”
Norris responde: “Sim, cala a boca”
McLaren diz a Norris: “Lando, pense em colocar os intermediários, pense em colocar os intermediários”
Norris responde gritando: “Não”
Início da volta 50 e a McLaren diz: “Hamilton entrou para os intermediários”
Norris responde: “Sim, eu vi. Temos que nos comprometer em ficar na pista”
A seguir o Mazepin ultrapassa Norris e 5 curvas depois ele ultrapassa Mazepin de volta
Acabando a volta a McLaren diz: “Lando, temos que confirmar se você consegue ficar na pista. Você quer ficar na pista com esses pneus?”
Norris não responde e não entra no box
Volta 51 e a pista está extremamente escorregadia. Vários carros com intermediários ultrapassam Norris
Norris diz: Que merda, está tudo molhado, preciso trocar, não consigo fazer isso mais”
McLaren responde: “Vamos fazer isso, venha para o box”
Norris não consegue mais fazer praticamente nenhuma curva sem sair da pista
McLaren avisa que a entrada do box está extremamente escorregadia e Lando perde a entrada do box
Ele volta, corta a entrada do box, troca os pneus, sai na penúltima volta, a equipe avisa que ele vai ficar perto de Raikkonen e ele ainda consegue ultrapassar Kimi na última volta.

Norris então não conseguiu nada melhor que P7 na bandeira quadriculada e ficou bastante chateado depois praticamente indo às lágrimas.

“É difícil”, disse Leclerc quando questionado sobre como Lando estaria se sentindo.

“Obviamente, posso imaginar o que ele está sentindo hoje, porque ele também faz parte do processo de decisão nesse tipo de situação e pode se sentir muito culpado.”

“Mas ele é um piloto incrível. Acho que ele mostrou isso muitas vezes nesta temporada. Ele teve uma temporada muito forte e tenho certeza que aprenderá com ela.”

“É apenas uma questão de tempo antes de sua primeira vitória, então não acho que ele deveria se sentir tão mal depois da corrida que fez.”

Russell também mostrou muita empatia com a situação de Norris.

“Eu estive lá, sei como é a sensação de perder uma corrida ganha”, disse ele sobre a derrota de Norris.

“É o pior pesadelo de todo piloto. Liderar uma corrida e a chuva começa a cair. Eu me sinto muito mal por ele.”

“Ele terá muito mais vitórias por vir.”

Se a pista não molhasse mais do que aqueles pingos que começaram a cair na volta 45, Norris não estava totalmente tranquilo com Hamilton logo atrás, mas ele tinha o controle de que precisava para ter uma pequena vantagem sobre o Mercedes mais rápido nas curvas, mas mais lento nas retas.

“As coisas estavam indo perfeitamente”, disse Norris. “Perdi a primeira posição na largada, mas sem erros, pois isso que acontece muito aqui na Rússia quase sempre (o pole perder a primeira posição na longa reta até a curva 2).

“Então, eu não estava preocupado com isso, ultrapassei Carlos de volta e tive um primeiro stint incrível, um ritmo muito bom com os pneus. E mesmo na segunda metade eu tive que economizar bastante combustível e isso permitiu que Lewis me alcançasse muito, mas eu facilmente achei o ritmo quando estava seco ou mesmo quando começou a chuviscar para mantê-lo atrás.”

Ele estava no controle – sob imensa pressão de Hamilton, com certeza, mas até o heptacampeão mundial achava que Norris conseguiria vencer sem chuva.

“Lando fez um trabalho sensacional durante todo o fim de semana, ele fez uma corrida sensacional”, disse o chefe da equipe McLaren, Andreas Seidl.

“Infelizmente, não acabou no resultado que ele teria merecido no final de um fim de semana como este.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.