Além de Hamilton, quem são os pilotos que mais corridas venceram em casa?
terça-feira, 23 de julho de 2024 às 12:01A vitória de Lewis Hamilton no GP da Grã-Bretanha teve uma série de significados importantes. Além de ser o seu primeiro triunfo em mais de dois anos e meio, encerrando um incômodo jejum, ele também subiu no degrau mais alto do pódio pela nona vez correndo em casa, tornando-se assim o piloto que mais provas ganhou dentro de seu país natal.
Do lado da Mercedes, foi a comprovação de que a equipe alemã enfim reencontrou seu caminho, chegando à segunda vitória consecutiva na temporada, depois que George Russell aproveitou a batida de Max Verstappen e Lando Norris para triunfar na Áustria.
Não à toa, o time comandado por Toto Wolff já é o terceiro mais bem cotado ao título na renomada casa de apostas esportivas Betano, mesmo estando na quarta posição do campeonato de construtores. As flechas de pratas aparecem com odds a 6,50, atrás da McLaren (1,11) e da Red Bull Racing, que nem possui valores disponíveis, tamanha sua vantagem no campeonato. A Ferrari vem em quarto, a 7,00.
Quando o assunto é vitórias em casa, Hamilton é o piloto do grid atual que mais vezes comemorou diante de sua torcida, muito acima das três de Max Verstappen e Fernando Alonso. No entanto, o heptacampeão do mundo não está sozinho nessa lista, que conta com outros cinco pilotos multivencedores em seus países, um deles empatado com o inglês do carro 44.
Michael Schumacher – 9 vitórias na Alemanha
Assim como Lewis Hamilton, o alemão conquistou nove vitórias dentro de casa ao longo de sua vitoriosa carreira, mas com uma pequena diferença: enquanto o britânico obteve todos os nove triunfos na mesma pista, em Silverstone, Schumacher chegou à mesma quantidade cruzando a linha de chegada na primeira posição em dois circuitos diferentes. Foram ao todo quatro vitórias em Hockenheim, considerado oficialmente o GP da Alemanha, e mais cinco em Nurburgring, onde era disputado o GP da Europa.
Alain Prost – 6 vitórias na França
Mais diversificado ainda é o cartel de vitórias de Alain Prost dentro do território francês. De seus 51 triunfos na Fórmula 1, o tetracampeão do mundo levantou o troféu de vencedor por seis vezes em seu país natal, sendo em três circuitos distintos e com quatro carros diferentes.
A primeira vez que Prost ganhou o GP da França foi em 1981, na cidade de Dijon, dirigindo um Renault. Também com a equipe francesa, voltou a triunfar dois anos mais tarde em Paul Ricard, pista na qual venceu mais duas vezes com a McLaren, em 1988 e 1989, e outra com a Ferrari, em 1990. Por fim, também subiu no lugar mais alto do pódio em Magny-Cours, levando sua Williams ao primeiro lugar em 1993.
Jim Clark – 5 vitórias na Grã-Bretanha
Melhor piloto de F1 na década de 1960, o tricampeão mundial Jim Clark faleceu em um acidente com um carro de Fórmula 2 em 1968, deixando a todos a sensação de que poderia ir além do que conquistou na principal categoria de automobilismo do planeta. De suas 25 vitórias, cinco foram em casa e em três circuitos diferentes.
Correndo pela Lotus, sua única equipe em toda a carreira na F1, ele venceu em Aintree em 1962, em Brands Hatch na temporada 1964 e três vezes em Silverstone, nos anos de 1963, 1965 e 1967. A penúltima vitória, inclusive, ficou marcada por uma sacada genial de Clark para manter o motor funcionando, desligando-o nas curvas e religando nas retas.
Nigel Mansell – 5 vitórias na Grã-Bretanha
Outro britânico a fazer parte dessa lista foi o Leão, que além de vencer o Mundial de 1992 também ganhou cinco provas em seu país natal, igualando os números de Jim Clark. Apesar de ter passado por quatro equipes diferentes ao longo da carreira, Nigel Mansell triunfou em casa apenas guiando um carro da Williams, time pelo qual teve três passagens. Nos anos de 1985 e 1986, as vitórias foram em Brands Hatch, enquanto em 1987, 1991 e 1992 ele fez a festa da torcida no circuito de Silverstone.
Juan Manuel Fangio – 4 vitórias na Argentina
Primeiro pentacampeão da história da Fórmula 1, o argentino Juan Manuel Fangio conquistou suas quatro vitórias caseiras no autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires: nas temporadas de 1954 e 1955 guiando uma Mercedes, em 1956 com uma Ferrari e 1957 pela Maserati.
O triunfo de 1956 foi o mais curioso. Depois de fazer a pole, Fangio largou mal e figurava no quinto lugar, quando ele e seu companheiro Luigi Musso foram para os boxes e a equipe ordenou que trocassem de carro, já que o argentino sofria com alguns problemas. Ele voltou para a pista e ganhou a corrida, mas precisou dividir a glória e os pontos com o parceiro italiano, uma vez que naquela época considerava-se o carro como vencedor e não o piloto.
noticias f1, noticias sobre Alain Prost, noticias sobre Jim Clark, noticias sobre Lewis Hamilton, noticias sobre Michael Schumacher
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.