Ajuste na regra explica por que Verstappen não foi punido

segunda-feira, 30 de maio de 2022 às 9:38

Max Verstappen

A Ferrari não teve sucesso em seu protesto contra os dois pilotos da Red Bull devido a supostas violações na saída dos pits no GP de Mônaco.

Os comissários levaram mais de quatro horas para publicar seus veredictos, que rejeitaram o protesto da Ferrari em ambos os casos. Contudo, Max Verstappen esteve mais próximo de quebrar a regra do que seu companheiro de equipe.

A questão era se os pilotos havia cruzado a linha na saída do pitlane quando retornaram à pista. Essa é uma regra antiga violada periodicamente, e a Ferrari conseguiu citar um exemplo recente de um piloto sendo penalizado por isso: Yuki Tsunoda na Áustria no ano passado.

Após uma análise detalhada das imagens dos dois incidentes, ficou claro que Perez havia tocado na linha com seu pneu, mas sem cruzá-la.

A situação de Verstappen foi diferente. Como os telespectadores viram nas imagens de sua câmera onboard durante a prova, parte de seus pneus dianteiro e traseiro esquerdos cruzaram a linha.

Em uma audiência com a presença de Ferrari e Red Bull, “todas as partes concordaram que o carro número 1 (Verstappen) teve parte de seus pneus dianteiro e traseiro esquerdos além da linha amarela”, notaram os comissários.

Entretanto, os pneus não cruzaram totalmente a linha. “Todas as partes concordaram que a maioria dos pneus dianteiro e traseiro esquerdos daquele carro permaneceu na linha amarela”, acrescentaram os comissários.

Se Verstappen tivesse cometido a mesma infração no ano passado, ele poderia ter tido problemas. Naquela época, o Artigo 5 do Capítulo 4 do Apêndice L do Código Esportivo Internacional dizia:

“Exceto em casos de força maior (aceito como tal pelos comissários), qualquer linha pintada na pista na saída dos pits para o propósito de separar os carros que estão saindo daqueles no circuito não deve ser cruzada por nenhuma parte do carro saindo dos pits”.

Porém, essa seção das regras foi revisada. Agora, ela se refere a um pneu “cruzando” a linha ao invés de qualquer parte do carro. A regra relevante, o Artigo 5 do mesmo capítulo, afirma:

“Exceto em casos de força maior (aceito como tal pelos comissários), qualquer pneu de um carro saindo do pitlane não deve cruzar qualquer linha pintada na pista na saída dos pits para o propósito de separar os carros que estão saindo daqueles no circuito”.

Como apenas parte dos pneus de Verstappen cruzaram a linha, foi determinado que ele cumpriu as regras: “Neste caso, o carro não cruzou a linha. Para isso, teria sido necessário ter uma roda à esquerda da linha amarela”, disseram os comissários.

Eduardo Freitas, diretor de prova da Fórmula 1, admitiu que essa mudança no Código Esportivo Internacional não havia sido informada às equipes nas Notas do Evento antes do GP de Mônaco.

“O diretor de prova declarou que as notas foram copiadas da versão de 2021, portanto não haviam sido alteradas para refletir as mudanças no Apêndice L de 2022”, explicaram os comissários.

A Ferrari citou as Notas do Evento em seu protesto. Contudo, os comissários notaram que o Código Esportivo Internacional é o que vale. “Todos os diretores devem observar todas as provisões do Código e do Regulamento Esportivo da F1”, disseram eles.

“Isso dá ao diretor de prova (e aos comissários) a obrigação de obedecer aqueles regulamentos”, acrescentaram os comissários. “De acordo com isso, as notas divulgadas pelo diretor de prova não podem contradizer o Código ou o Regulamento Esportivo da F1”.

Ao ser questionado por que a Ferrari havia protestado, Mattia Binotto, chefe da equipe, respondeu que estava “buscando um esclarecimento de uma questão óbvia e clara para nós”.

“No passado, isso sempre foi penalizado com cinco segundos”, acrescentou ele. “Desde a Turquia 2020, está claramente escrito que você precisa ficar dentro da linha amarela”.

O veredicto dos comissários esclareceu o caso, mas a Ferrari certamente também esperava que uma punição de cinco segundos fosse aplicada a Verstappen.

Isso teria reduzido a diferença entre ele e Charles Leclerc no campeonato de nove para três pontos, minimizando um pouco os pontos desperdiçados por seu erro estratégico na corrida de domingo.

 

LS - www.autoracing.com.br

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