“Ainda falta muito para a Fórmula 1 sem túneis de vento”, diz Lowe

terça-feira, 6 de outubro de 2015 às 14:16

Túnel de vento

Paddy Lowe, chefe técnico da Mercedes, acredita que as equipes de F1 um dia irão operar sem túneis de vento, mas não acha que vai ser tão cedo.

O Grupo de Estratégia da F1 propôs recentemente uma proibição futura para os túneis de vento, mas ainda não está claro sobre quando a tecnologia vai ser extinta. Algumas equipes têm mais dinheiro investido em instalações de túnel de vento do que outras e as opiniões no paddock sobre a proibição tendem a variar de acordo com isto.

A Mercedes investiu em uma atualização no seu túnel de vento, em 2012, que tem sido utilizado para auxiliar o projeto dos carros W05 e W06 das duas últimas temporadas. Lowe disse que os carros de F1 do futuro vão confiar mais e mais em CFD, mas não acha que o túnel de vento se tornará obsoleto em breve.

“Eu acho que vai chegar um dia em que vamos parar de usar túneis de vento por nossa própria conta, porque a nova tecnologia se tornou superior, mas acho que para isto, há um longo caminho de muitos, muitos anos”, disse ele. “No momento o CFD é um grande reforço para o processo do túnel de vento, mas somente o substituirá quando tiver a capacidade de ser calibrado contra o túnel em uma base regular”.

“Acho que há também uma demanda de segurança primordial (para manter os túneis de vento). Nós vimos outras categorias em que os carros se tornam instáveis em alta velocidade. Temos de garantir que os carros são totalmente validados a partir desse ponto de vista e o túnel de vento, no momento, é a única maneira confiável de fazer isso”.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.