Afinal, a diretiva técnica 039 vai trazer a Mercedes para a briga?

terça-feira, 23 de agosto de 2022 às 13:57

Assoalho Red Bull F1 2022

Neste final de semana de GP da Bélgica na amada pista de Spa-Francorchamps, haverá uma nova diretriz técnica, já que a FIA quer ter certeza que o regulamento técnico referente à prancha do assoalho seja cumprido – enquanto pode haver um impacto no desempenho na frente do pelotão.

George Russell disse que “sem dúvida” a Red Bull e a Ferrari “forçaram a regra” (do assoalho) durante a primeira metade da temporada e espera que a nova diretiva técnica para o GP da Bélgica desacelere seus rivais diretos, Ferrari e Red Bull.

Após meses de discussões sobre as preocupações com os carros de 2022, uma mudança está chegando para este fim de semana em Spa com a FIA focada na segurança dos pilotos e no controle do quique. A FIA vai começar a medir a prancha central do assoalho do começo ao fim dela para impedir que alguma parte dela seja mais flexível do que o permitido no regulamento. Como a FIA não estava medindo a parte de trás da prancha, acredita-se que as equipes mais rápidas de 2022, Red Bull e Ferrari, tenham explorado essa falha na medição que não vinha sendo feita desde que os carros passaram a ter uma traseira mais alta que a dianteira (rake) alguns anos atrás.

Os Prateados têm estado surpreendentemente fora do ritmo até agora nesta temporada, mas insistem que não se aventuraram a flexionar a prancha do assoalho de seu carro, o que poderia ter um impacto significativo no desempenho.

“Spa vai ser interessante”, disse Russell à Sky Sports. “Há algumas pequenas mudanças que podem trazer outras equipes para nós.”

A Mercedes já havia tentado fazer referência à Red Bull e Ferrari pelo nome e acusar seus rivais, mas Russell disse: “Não há dúvida de que a Ferrari e a Red Bull forçaram a regra a esse respeito, e nós a respeitamos como o regulamento manda.”

O GP da Bélgica, a primeira corrida após as férias de verão, adiciona outra camada de intriga devido à essa diretiva técnica – embora ainda não se saiba se isso realmente vai atrapalhar a Red Bull e a Ferrari.

“Não há garantias de que isso os aproximará de nós”, admitiu Russell. “Sabemos que se estivesse no nosso carro, nos tornaria mais lentos. Cada carro é diferente, mas não vai ajudá-los, com certeza.”

Embora a Red Bull e a Ferrari tenham manifestado seu descontentamento com a chegada desta diretiva, ambas têm sido inflexíveis de que essa diretiva não afetará o desempenho delas.

“Nós apenas temos que ter cuidado para não exagerar aqui e criar uma grande mudança no regulamento neste momento do ano”, disse Christian Horner antes das férias de verão.

“Não estou preocupado com a diretiva técnica. Não acho que isso tenha consequências para nós.”

‘Nova regra pode valer 0,3s de tempo de volta, disse Mark Hughes’| Entendendo diretriz técnica do GP da Bélgica

“Com um conceito aerodinâmico da parte superior do carro bastante diferente da Red Bull e da Ferrari, a maior área de piso exposto da Mercedes era efetivamente um balanço muito mais difícil de controlar. Mais tarde, limitações nos aspectos mecânicos da suspensão tornaram-se aparentes no controle da altura do carro.”

“Ficou então claro que a Ferrari e a Red Bull interpretaram os regulamentos relativos à montagem da prancha sob o piso de forma diferente e foram capazes de permitir que a prancha entrasse para dentro do assoalho ao tocar o solo, dando um efeito de amortecimento.”

“A partir de Spa neste fim de semana, essa interpretação não será mais considerada válida.

“Se, como acredita outras equipes, esse método de montagem tornasse viável uma altura traseira de 5 a 6 mm mais baixa, potencialmente valeria cerca de 0,2 a 0,3 segundos de tempo de volta.”

“A Mercedes, apesar de ter conquistado a pole na Hungria devido a um conjunto de circunstâncias favoráveis (sem Red Bulls saudáveis no Q3, a Ferrari fora da janela de temperatura dos pneus), eles ainda estavam a cerca de 0,5s do melhor ritmo.”

“Assim, isso pode ajudar a Mercedes a reduzir seu défice na frente, mas enfrentar Ferrari e Red Bull em igualdade de condições provavelmente exigirá mais desenvolvimento”. Portanto, Mark Hughes, um jornalista técnico muito bem conceituado, acha que a Mercedes precisará ter melhorado seu carro além da diretiva técnica, se pretende realmente entrar nessa disputa.

AS - www.autoracing.com.br

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