Adrian Newey: Verstappen foi “marcado” e isso leva tempo para passar

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 às 14:41

Adrian Newey

A temporada da Formula de 2021 viu Max Verstappen derrotar Lewis Hamilton por pouco e conquistar seu primeiro título de campeonato após uma batalha feroz.

A corrida pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em 2021 foi uma das batalhas mais ferrenhas pelo título que os fãs já viram em muito tempo, mas precisamente desde 2008, quando Hamilton ganhou o título de Felipe Massa na última curva da última volta em Interlagos. Massa chegou a “ser campeão” por alguns segundos naquela oportunidade.

Em 2021 a batalha pelo título foi até a última volta do final da temporada em Abu Dhabi, onde um procedimento errado do safety car viu Verstappen vencer seu rival e conquistar seu primeiro título.

Mas 2021 também foi cheio de controvérsias, com os dois pesos pesados do mundo da F1 brigando em várias ocasiões, muitas vezes resultando em um longo e acalorado inquérito sobre as ações de ambos os pilotos, mas principalmente de Verstappen.

A dupla se “encontrou” na pista no Brasil, Monza, Arábia Saudita e Silverstone, com todos os incidentes sendo considerados culpa de Verstappen, exceto o de Silverstone, onde apesar de Hamilton ter recebido uma punição de 10 segundos, existe uma polêmica sobre se houve um culpado pelo acidente, com muitos pilotos atuais e antigos da F1 considerando a batida como “incidente de corrida”.

A temporada de 2021 deixou Verstappen com a reputação negativa de um piloto sujo e desrespeitoso, mas o diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, sugeriu que é muito mais fácil trabalhar com o jovem de 25 anos do que sua reputação sugere.

“Provavelmente o que ele fez no Brasil ano passado foi meio safado. Na Arábia Saudita foi tolo, mas acho que ele ficou frustrado com Lewis não o ultrapassando, mas ele ainda não deveria ter feito aquele brake test ”, disse Newey, falando sobre os incidentes pelos quais Verstappen foi penalizado em 2021.

Verstappen marcado

“Mas Silverstone para mim foi uma clara falta profissionalismo de Hamilton e as pessoas parecem ter memória curta. As pessoas marcam um indivíduo (Verstappen) e leva tempo para que isso desapareça.”

“Ele é muito fácil de trabalhar, muito aberto. Você pede a ele para fazer as coisas e ele sempre tenta.”

A reputação de Verstappen não foi ajudada nos últimos estágios da temporada de 2022, já que o holandês se recusou explosivamente a seguir as ordens da equipe no Brasil para deixar Perez passar, alegando que a equipe conhece seus motivos para fazê-lo.

Este incidente foi descrito como Verstappen dizendo à equipe ‘quem está no comando’, fazendo o jovem de 25 anos parecer egoísta e egocêntrico. No entanto, o chefe da equipe, Christian Horner, afirmou que Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Perez se sentaram para discutir o incidente desde então, com os problemas sendo “erradicados”.

Verstappen é o favorito para um terceiro título consecutivo em 2023, mas terá que enfrentar Mercedes e Ferrari provavelmente mais competitivas, enquanto as equipes se ajustam aos novos regulamentos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.