Adrian Newey teria ‘distorcido’ a verdade para obter vantagem sobre adversários

terça-feira, 21 de março de 2023 às 14:21

Pedro de la Rosa – Aston Martin

Os Touros estão dominando completamente o campeonato ao fazerem duas dobradinhas em duas corridas.

O diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey, foi ‘acusado’ pelo ex-piloto da F1 Pedro de la Rosa de tentar enganar seus rivais sobre o que eles deveriam focar para obter o melhor do regulamento do efeito de solo. Newey e companhia montaram um carro formidável este ano, assim como fizeram no ano passado, quando Mercedes e Ferrari ficaram para trás.

Desde que o regulamento com efeito solo entrou em vigor no início da temporada passada, a Red Bull se estabeleceu como a força dominante na F1. Max Verstappen conquistou o título de pilotos em 2022 e a equipe como um todo terminou com mais de 200 pontos de vantagem sobre seu adversário mais direto, a Ferrari.

A diferença tem se mostrado ainda maior nesta temporada, já que Verstappen e Sergio Perez andaram regularmente cerca de um segundo mais rápido que seus adversários diretos no GP da Arábia Saudita no domingo.

Perez conquistou o primeiro lugar e Verstappen veio de P15 no grid para terminar em segundo e completar a segunda dobradinha da Red Bull na temporada, tendo terminado na ordem inversa no Bahrain duas semanas antes.

Após a corrida, o embaixador da Aston Martin, De la Rosa, foi questionado sobre sua interpretação da opinião pública de Newey, que afirma que a equipe está focada ainda mais na suspensão do que na aerodinâmica do carro de F1 com efeito solo desta temporada.

Ninguém entrega o “ouro”

“Isso não me diz nada, você sabe. Adrian sempre disse, com os carros de efeito solo, não apenas focar na aerodinâmica, mas também na suspensão”, disse ele ao Podcast F1 Nation.

“No entanto, quando qualquer diretor técnico com o conhecimento de Adrian diz para você se concentrar na suspensão, você precisa se concentrar na aerodinâmica, porque eles obviamente estão tentando desviar a atenção. O carro deles é muito bom, ponto final, mas o que nós temos que fazer? Temos que continuar trabalhando e desenvolvendo para garantir que eles não desapareçam totalmente.”

Martin Brundle

Fãs e especialistas já estão desejando que os competidores da Red Bull o alcancem, com Martin Brundle admitindo que ficou “energizado” ao ver Verstappen largar em P15 após uma classificação com problema na transmissão em Jeddah. De la Rosa concordou, alegando que acha a diferença entre a Red Bull e o resto ‘preocupante’.

“Acho interessante como a Red Bull é muito melhor”, acrescentou. “Isso não é bom. A diferença está enorme. Quando todos lutavam para fazer os pneus funcionarem, a Red Bull lutava entre si no rádio com seus pilotos.”

“Foi impressionante, mas também preocupante. Não consigo ver nenhum ponto fraco porque eles também são muito bons na gestão de pneus. Fizeram um excelente trabalho.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.