Adrian Newey se arrepende de não ter trabalhado com Hamilton, Alonso e na Ferrari

quarta-feira, 27 de setembro de 2023 às 13:28

Adrian Newey

O mago dos projetistas da Fórmula 1 Adrian Newey disse ao podcast Beyond The Grid que “teria sido fabuloso” trabalhar com Lewis Hamilton, Fernando Alonso e, além de possivelmente mudar para a Ferrari.

O diretor técnico da Red Bull, Newey, que começou a trabalhar na Red Bull e ganhou diversos títulos lá, recusou abordagens da Ferrari em três ocasiões.

Nunca ter trabalhado para os Vermelhos o deixa com alguns arrependimentos “emocionais”, assim como não ter a chance de projetar carros para os campeões de F1 Alonso e seu rival da Mercedes, Hamilton.

Falando no podcast oficial da F1, Newey falou sobre os momentos em que a Ferrari cortejou seus serviços.

Ele disse que a” Ferrari se aproximou de mim nos meus dias na IndyCar, o que provavelmente não conta, depois em 93 e fortemente em 2014. O de 93 foi muito tentador.”

“Eu fui lá, Jean Todt, que era o chefe da equipe tinha acabado de começar. Lembro-me dele falando sobre contratar Michael Schumacher ou não. Você acha que é uma boa ideia?”

O recém-casado na época Newey recusou a oferta com base no rompimento de seu casamento anterior, tendo dividido seu tempo entre a Inglaterra e trabalhando em março nos Estados Unidos.

Quando perguntado pelo apresentador do podcast Tom Clarkson se ele teria concordado com a configuração que a Ferrari permitiu ao desenhista John Barnard, que convenceu a equipe que ele estabelecesse uma instalação remota em Guildford, Newey respondeu: “Nunca fiz a pergunta e não acredito. Se você quiser trabalhar lá, a Ferrari é uma equipe italiana.”

“A ideia de ter um centro de pesquisa e desenho que esteja em um lugar completamente diferente da equipe de corrida – eu sei que temos uma equipe irmã [AlphaTauri, dividida entre Faenza, Itália e Bicester, Reino Unido] que faz isso – mas eu não acredito no conceito.”

Quando a Ferrari se aproximou em 2014, no início da era 1.6 turbo híbrido, Newey estava satisfeito na Red Bull, mas a atitude do fornecedor de motores Renault o fez considerar uma saída.

“Minhas discussões em 2014 com a Ferrari foram puramente por frustração”, continuou Newey.

“Eu realmente não queria sair, mas estávamos numa posição em que a Renault não havia produzido um motor turbo híbrido competitivo.”

“Isso acontece no primeiro ano, ok, novas regras. Todos nós cometemos erros.”

“Mas fomos ver Carlos Ghosn (ex-CEO da Renault), Christian Horner, Helmut Marko e eu para tentar pressioná-lo para aumentar o orçamento das Ups deles.”

“Mas a resposta de Ghosn foi ‘Bem, não tenho interesse na Fórmula 1. Só estou nela porque meu pessoal de marketing diz que eu deveria estar. Esse era um lugar tão deprimente para se estar.”

Arrependimentos

Newey reconheceu que havia um tom emocional em não ter ingressado na Ferrari antes de notar que também teria gostado da oportunidade de trabalhar com Hamilton e Alonso.

Questionado se ele se arrependia de ter recusado os avanços de Maranello, Newey disse: “Emocionalmente, eu acho, até certo ponto. Sim.”

“Mas assim como, por exemplo, trabalhar com Fernando e Lewis teria sido fabuloso. Mas isso nunca aconteceu. Às vezes são apenas circunstâncias, é assim que as coisas são.”

AS - www.autoracing.com.br

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