Adrian Newey nomeia o melhor piloto de F1 com quem já trabalhou

quinta-feira, 30 de outubro de 2025 às 18:36

Adrian Newey e Ayrton Senna em 1994

Adrian Newey, guru máximo do design da Fórmula 1, nomeou quem foi o melhor piloto com quem já trabalhou na Fórmula 1. Esta revelação aconteceu no recente podcast de James Allen.

A lista de pilotos formidáveis da F1 com quem Newey colaborou é extensa e inclui ex-campeões como Alain Prost, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen e Sebastian Vettel, além do atual tetracampeão Max Verstappen. Contudo, Newey não mencionou nenhum desses nomes como o melhor. Em vez disso, o engenheiro nomeou o tricampeão mundial Ayrton Senna, com quem ele trabalhou na Williams.

“Ayrton e, infelizmente, foi uma relação muito curta”, disse Newey. Assim ele aludiu aos trágicos eventos que ocorreram em 1º de maio de 1994 em Ímola. Tais eventos interromperam a vida do melhor piloto da história do automobilismo, a escolha de 19 entre 20 pessoas que trabalharam e/ou trabalham até hoje, desde o kart até a Fórmula 1.

“Tudo nele era impressionante, sem qualquer ponto fraco”, Newey comentou. “Um outro fator que me impressionou bastante foi que estávamos conversando sobre pilotos terem interesses além do que fazem normalmente.”

A inteligência técnica de Ayrton Senna

Logo que Ayrton assinou contrato com a Williams no final de 1993, ele veio à fábrica pela primeira vez. Frank Williams e Patrick Head me deram o privilégio de mostrar a fábrica para ele.

Quero Autoracing VIP
 

Chegando ao túnel de vento, ele imediatamente se ajoelhou, olhando a parte traseira da suspensão. Percebeu que era um pouco diferente de tudo o que já havia sido feito antes. Em seguida, começou a perguntar tudo: ‘Por que fizemos isso? Por que fizemos aquilo? Qual era o propósito disso?’ E assim por diante.

Veja bem, eu precisava estar muito atento para responder às perguntas dele. Portanto, acho que sim, é Ayrton, sem dúvida, o excepcional.

Depois, Newey fez elogios a outros pilotos também, inclusive um com quem ele não chegou a trabalhar. Ele destacou a inteligência e a consistência de Prost. Além disso, mencionou a perspicácia e o detalhismo de Sebastian Vettel, piloto com quem Newey ganhou quatro títulos juntos. Newey também enfatizou o domínio técnico, a consistência e o talento natural de Lewis Hamilton. Por fim, ele relembrou a mentalidade agressiva e a vontade de vencer de Max Verstappen, que ganhou três títulos a bordo de carros do mago da engenharia da Fórmula 1.

As qualidades dos maiores pilotos da Fórmula 1

Newey também fez uma reflexão geral sobre grandes pilotos, o que é fascinante para a maior comunidade de F1 do Brasil.

Habilidade técnica e comunicação: Em geral, Newey ressaltou que os grandes pilotos possuem uma combinação de habilidade técnica e capacidade de se comunicar bem com os engenheiros, o que ajuda no desenvolvimento do carro. Ele enfatizou que um piloto pode ser talentoso. No entanto, a capacidade de fornecer feedback preciso sobre o comportamento do carro é crucial para o sucesso a longo prazo.

Visão estratégica: Newey também ressaltou a importância de ter uma visão estratégica durante as corridas. Por exemplo, alguns pilotos, como Prost, conseguem manter uma calma estratégica de longo prazo. Por outro lado, outros, como Senna, preferem uma abordagem mais agressiva e imediata, buscando o resultado no curto prazo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.