Adrian Newey mira 2026 enquanto Aston Martin pontua no GP da Espanha
quinta-feira, 5 de junho de 2025 às 17:07
Andy Cowell e Adrian Newey
Adrian Newey revela os caminhos conceituais da Aston Martin para 2026 enquanto Alonso marca pontos em Barcelona e o AMR25 recebe atualizações finais.
A Aston Martin voltou a marcar pontos pela primeira vez desde o GP de Miami, graças a uma performance sólida de Fernando Alonso no GP da Espanha, realizado no último fim de semana. Apesar das dificuldades enfrentadas durante a corrida, o bicampeão mundial conseguiu levar o AMR25 até a zona de pontuação, encerrando um jejum incômodo para a equipe britânica.
Alonso mostrou ritmo competitivo ao avançar ao Q3 na classificação, mas no domingo, o desempenho do carro ficou aquém do ideal. Mesmo com as atualizações recentes, a Aston Martin permanece firmemente posicionada no pelotão intermediário da Fórmula 1, onde cada detalhe conta — da estratégia à execução — para garantir posições entre os dez primeiros.
No entanto, o ritmo surpreendente da Sauber em Barcelona serviu como alerta: a luta no meio do grid está mais acirrada do que nunca, e a Aston Martin precisa acelerar seu progresso. Para muitos dentro da equipe, a verdadeira chance de um salto competitivo está concentrada no novo regulamento técnico de 2026.
Adrian Newey aposta alto na Aston Martin para 2026
É justamente com os olhos voltados para esse novo ciclo que Adrian Newey, recém-chegado à equipe, está direcionando seus esforços. Considerado o projetista mais vitorioso da história da Fórmula 1, Newey acredita que o novo regulamento representa uma oportunidade significativa para a Aston Martin alcançar a tão sonhada condição de equipe de ponta.
“O mais interessante dessas mudanças é a incerteza”, comentou Newey. “Estamos explorando vários conceitos diferentes. Não sabemos ainda quais serão os mais eficazes, mas essa é a beleza da F1: descobrir, testar, errar e acertar.”
A fase atual, marcada por um calendário exigente e uma competição apertada, também tem revelado avanços importantes na equipe. A correlação dos dados de túnel de vento com a pista melhorou consideravelmente, especialmente após as atualizações introduzidas em Ímola — que trouxeram ganhos de desempenho significativos. Embora a confiabilidade e decisões estratégicas ainda tenham custado pontos preciosos em Ímola e Mônaco, o fato de Alonso brigar por posições no top 10 por mérito já é um progresso claro.
Foco total no projeto do carro de 2026
A estrutura da Aston Martin em Silverstone já é uma das mais modernas da F1, com novas instalações e recursos de última geração. Porém, como o próprio Newey destaca, isso não é suficiente: é preciso saber aplicar bem esses recursos.
Uma das prioridades é o crescimento do departamento de aerodinâmica, um setor chave na era do teto orçamentário e da limitação de pessoal. Segundo Newey, será essencial escolher com precisão os caminhos conceituais mais promissores e alocar os recursos de forma estratégica.
Atualizações em 2025 e expectativa realista
Ainda há um último pacote de atualizações previsto para o AMR25 nesta temporada, programado para uma das etapas europeias restantes. No entanto, essas melhorias já estavam em desenvolvimento há meses, e não devem alterar drasticamente o desempenho da equipe em 2025.
Com isso, a atenção total está voltada para o carro de 2026, que deve incorporar os conceitos mais avançados concebidos pela equipe técnica de Newey. A aposta é clara: construir uma base sólida e competitiva para finalmente brigar por vitórias e campeonatos na nova era da Fórmula 1.
Adrian Newey Aston Martin, AMR25, aston martin f1, atualizações Aston Martin F1, carro F1 2026, desenvolvimento aerodinâmico F1, estratégia Aston Martin, fernando alonso, futuro da Aston Martin na F1, GP da Espanha F1 2025, meio do grid F1, Regulamento F1 2026, Sauber F1 2025, tunel de vento f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.