Adrian Newey conta como resolveu bem algumas brechas no regulamento da F1
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 às 14:06
Adrian Newey – Aston Martin 2025
O Mago dos projetistas de carros de Fórmula 1 Adrian Newey falou ao site oficial da categoria sobre uma das “brechas” técnicas que foi destaque de sua carreira até o momento, relembrando décadas de experiência com equipes como Williams, McLaren e Red Bull.
Os engenheiros de F1 produzem carros de acordo com o regulamento de cada temporada, mas, ao longo dos anos, houve inúmeros exemplos de projetistas ultrapassando os limites e explorando áreas cinzentas com interpretações inteligentes.
Casos recentes incluem o “difusor duplo” eficaz introduzido pela Brawn GP, Toyota e Williams sob regras novas em 2009, o duto F pioneiro da McLaren um ano depois e a Direção de Eixo Duplo (DAS) da Mercedes para 2020.
Em uma entrevista para a Auto Motor und Sport, Newey foi questionado sobre essas chamadas brechas, o quão nervoso ele se sentia sobre a descoberta da sua própria no passado – e a solução que mais o agradou.
“Acho que se eu tivesse que citar uma única, provavelmente seria encontrar uma maneira de usar o efeito de escapamento corretamente novamente”, disse Newey. “Acho que foi por volta de 1985 que a Lotus começou a soprar o difusor em seu carro, e esse é um efeito muito poderoso, onde você introduz um ar muito energizado na parte inferior do carro.”
“Os escapamentos, vistos de baixo do carro, foram proibidos depois de Imola 1994. Encontramos uma maneira na McLaren 2000 de reintroduzir os escapamentos soprando o difusor, escondendo-o ao lado da caixa de câmbio e acima da prancha. Mas, é claro, essa brecha foi então fechada!”
“Na Red Bull, encontramos outra maneira com o RB6, o carro de 2010, de realmente ter os escapamentos montados na lateral, na área da ‘garrafa de Coca-Cola’, mas soprando uma fenda no difusor duplo – e isso foi muito poderoso. Os difusores duplos, e, portanto, essa brecha, foram proibidos em 2011, mas redescobrimos o poder disso, então eu estava ansioso para tentar não perder isso.”
Newey, que está se preparando para começar outro novo capítulo com a Aston Martin, continuou descrevendo como o complexo sistema da Red Bull se desenvolveu e foi adaptado por meio de novas mudanças nos regulamentos – ajudando a equipe a ganhar quatro títulos mundiais consecutivos de pilotos e construtores.
“Um dos grandes problemas aerodinâmicos com os quais todos os carros de roda aberta e fechada lutam é que você tem o que é chamado de ‘esguicho’, que é quando o ar atinge a roda e meio que faz seu caminho até atingir o plano do solo e então não tem para onde ir, então ele se espalha para os lados”, explicou ele.
“Isso cria muita sujeira na frente com a esteira da asa dianteira e na traseira com o difusor, onde esse ar sujo fica esguichando sob o difusor. Eu senti que se pudéssemos colocar o escapamento bem na frente disso, e fazê-lo soprar um pouco para baixo, então poderíamos usar o escapamento para cortar essa perda.
“Foi isso que o carro de 2011, o RB7, fez, tendo o que parecia ser tacos de críquete bem na frente do pneu. Isso foi incrivelmente poderoso. Claro, foi proibido em 2012, então era uma coisa contínua dos criadores de regras não gostarem que soprássemos o escapamento!”
“O próximo foi que o escapamento tinha que soprar para cima a 30 graus, e havia uma restrição sobre isso. Nós, da Red Bull, lutamos um pouco com isso. A McLaren surgiu com esse conceito de que eles sopraram, no que é conhecido como efeito Coanda.”
“O que fizemos na Red Bull foi efetivamente copiar o canal da McLaren de apontar para cima e depois curvar para baixo, mas seguimos isso até o pneu traseiro, então ele tinha uma chance decente de fazer um duto no formato de U. Foi um efeito incrivelmente poderoso quando o colocamos em funcionamento.”
“Então, acho que aquela cadeia de quatro campeonatos que a Red Bull teve de 2010 a 2013… claro, há uma série de coisas por trás disso, mas uma das mais poderosas foi que em todos nos quatro anos encontramos uma maneira de fazer um escapamento soprado funcionar.”
A Aston Martin contará com o novo sócio-gerente técnico Newey para trazer mais inovações vencedoras de títulos para a equipe quando ele chegar no início do mês que vem – sua data de início está planejada entre os testes de pré-temporada no Bahrain e a rodada de abertura da temporada de 2025 – o GP da Austrália.
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