Acidente de esqui de Schumacher começa a ser investigado

sábado, 4 de janeiro de 2014 às 20:03
schumacher-acidente-esqui

O resgate de Schumacher em Meribel

As investigações para apurar responsabilidades no acidente de Schumacher em Grenoble já começaram.

Michael Schumacher filmou o acidente de esqui que o deixou em estado crítico no hospital usando uma câmera de capacete, que os investigadores esperam poder fornecer pistas sobre a causa do acidente.

A família de Schumacher deu aos investigadores a mini câmera Go-Pro, que estava fixada em seu capacete e pode conter cenas cruciais do momento em que ele perdeu o controle e bateu a cabeça em uma pedra.

As câmeras, que são populares entre os entusiastas de esportes radicais, têm lentes “grande angulares” e podem inclusive mostrar partes do corpo do usuário, incluindo o rosto, dependendo de como tenha sido montada. Os modelos mais recentes podem conter até 30 imagens por segundo durante seis horas.

Se houver imagens utilizáveis, elas devem lançar luz sobre as circunstâncias do acidente em uma seção pequena fora da pista localizada entre duas pistas de esqui – uma classificada como fácil *(pista verde) e a outra como intermediária *(pista vermelha).

A assessora de Schumacher negou alguns relatos de que a família estava relutando em entregar a câmera – tomada pelas autoridades na sexta-feira – por razões de privacidade.

“A câmera do capacete de Michael foi voluntariamente entregue pela família às autoridades que investigam o acidente”, disse Sabine Kehm em um comunicado. “E não é verdade que isso tenha sido feito contra a vontade da família.”

Não se sabe se a câmera filmou toda a descida de Schumacher ou se algumas imagens foram danificadas pelo impacto sobre a rocha.

Os investigadores também entrevistaram o filho de Schumacher, Mick de 14 anos, que estava com o pai no momento do acidente nas pistas da estação de esqui francesa de Meribel no último domingo, onde a família tem uma propriedade.

Declarações conflitantes surgiram, nomeadamente sobre o quão rápido Schumacher estava quando caiu. Promotores de Albertville e da estação de esqui disseram que Schumacher estava esquiando em grande velocidade. Kehm discordou dizendo que ele não poderia estar rápido “porque parece que ele estava indo ajudar um amigo que tinha acabado de cair.”

Os investigadores têm a tarefa de determinar as responsabilidades no acidente, com apostas altas, possivelmente envolvendo indenizações e seguros.

Os promotores também estão investigando se os limites das pistas próximas ao local do acidente estavam corretamente demarcados, e se os dispositivos de segurança dos esquis de Schumacher funcionaram corretamente. * Os esquis devem se soltar das botas do esquiador quando sofrem impactos anormais.

A equipe de resgate chegou em poucos minutos após o acidente e Schumacher foi levado de helicóptero para o hospital em Grenoble.

Sua família inicialmente acreditou que a câmera havia quebrado, mas uma investigação posterior revelou que algumas das filmagens estavam intactas.

Até agora, Schumacher foi submetido a duas operações para remover sangue coagulado e pressão de seu cérebro.

Os médicos disseram que o impacto causou várias lesões cerebrais, incluindo hematomas intracranianos (múltiplos coágulos de sangue), lesões bilaterais e hematomas do cérebro.

Ele segue em coma induzido.

* Notas do editor

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.