Abu Dhabi 2010: Vettel vence e é campeão mundial de F1

domingo, 13 de novembro de 2011 às 9:18

f110-vettel-350Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP de Abu Dhabi e conquistou seu primeiro título mundial na Formula 1, se tornando o mais jovem campeão da história da categoria.

As diferentes estratégias deixaram Fernando Alonso, da Ferrari, em um discreto sétimo lugar, com o espanhol tendo passado a maior parte da prova atrás da Renault de Vitaly Petrov, que fez seu pit-stop logo na primeira volta aproveitando a entrada do safety car após um acidente envolvendo Michael Schumacher (Mercedes) e Vitantonio Liuzzi (Force India).

Emocionado e chorando muito depois da bandeirada, Vettel superou Hamilton como o mais jovem campeão mundial da Formula 1, aos 23 anos e 4 meses. Profundamente decepcionado, Alonso chegou a fazer gestos reclamando de Petrov, mas teve de se conformar com a derrota.

Os pilotos da McLaren, Lewis Hamilton e Jenson Button, completaram o pódio formado pelos três últimos campeões. Nico Rosberg (Mercedes) foi o quarto, tirando proveito máximo de uma estratégia similar a de Petrov, seguido por Robert Kubica (Renault). Mark Webber (Red Bull) terminou apenas em oitavo, com Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Felipe Massa (Ferrari) completando os dez primeiros.

As primeiras curvas foram tranquilas; Vettel largou bem e manteve a ponta, apesar da pressão de Hamilton. A única alteração significativa foi ultrapassagem de Button sobre Alonso, deixando o espanhol em posição perigosa, imediatamente à frente de Webber.

No entanto, na chicane das curvas 5 e 6, Rosberg tentou superar seu companheiro de equipe por fora na primeira perna à esquerda a fim de ficar por dentro na segunda perna, mas tocou de leve na roda traseira direita de Schumacher, que rodou e ficou atravessado no meio do traçado. Vitantonio Liuzzi (Force India) não teve como desviar e bateu de frente na Mercedes, por pouco não atingindo a cabeça do alemão. Felizmente, ambos saíram ilesos.

O acidente provocou a entrada imediata do safety car. Vários pilotos do pelotão intermediário e do final do grid, incluindo Petrov, Alguersuari e o próprio Rosberg, aproveitaram para fazer a troca de pneus. A relargada ocorreu na quinta volta, sem nenhuma mudança importante. Hamilton era o único que conseguia acompanhar o ritmo de Vettel, com a dupla abrindo uma vantagem confortável sobre os demais.

Webber foi o primeiro dos candidatos ao título a fazer seu pit-stop na 12º volta, após reclamar do desgaste excessivo dos pneus traseiros. O australiano não teve sorte e perdeu tempo atrás de carros mais lentos. Massa foi o próximo, na volta 14, voltando imediatamente atrás de Webber, enquanto Alonso entrou na 16 e se manteve à frente do rival da Red Bull, mas depois de algumas voltas, encontrou Petrov pelo caminho e ficou preso atrás do russo.

Na 24ª passagem, Hamilton fez seu pit-stop, seguido pelo líder Vettel na 25º. O alemão se deu bem ao voltar à frente de Kamui Kobayashi (Sauber) e Kubica, enquanto o inglês ficou atrás. Em seguida, Kubica fez uma bela ultrapassagem por fora sobre Kobayashi, com Hamilton também deixando o japonês para trás na volta 26, mas não conseguindo superar o piloto da Renault. Kobayashi parou na 34ª volta, seguido por Nico Hulkenberg (Williams) na 37ª e Sebastien Buemi (Toro Rosso) na 38ª.

Button finalmente entrou nos boxes na volta 40 e retornou em quarto lugar, devolvendo a liderança a Vettel, que com isso ficou a 15 voltas do título mundial. Kubica fez seu pit-stop na 47ª passagem e voltou em sexto, à frente de seu companheiro Petrov e Alonso. Na volta seguinte, Sutil foi o último a parar, caindo de quarto para 13ª.

Com as posições definidas, Vettel seguiu tranquilo e sem problemas rumo à bandeirada consagradora. Desesperado, Alonso tentou de tudo para ultrapassar Petrov, chegando a escapar várias vezes do traçado, mas não teve sucesso.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Vettel        Red Bull-Renault    1h39m36.837s
2.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 10.1s
3.    Button        McLaren-Mercedes    a 11.0s
4.    Rosberg    Mercedes        a 30.7s
5.    Kubica        Renault            a 39.0s
6.    Petrov        Renault            a 43.5s
7.    Alonso        Ferrari            a 43.7s
8.    Webber        Red Bull-Renault    a 44.2s
9.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 50.2s
10.    Massa        Ferrari            a 50.8s
11.    Heidfeld        Sauber-Ferrari        a 51.5s
12.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 57.6s
13.    Sutil        Force India-Mercedes    a 58.3s
14.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 59.5s
15.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 1m03.1s
16.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1m04.7s
17.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 1 volta
18.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 2 voltas
19.    Senna        HRT-Cosworth        a 2 voltas
20.    Klien        HRT-Cosworth        a 2 voltas
21.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 4 voltas

Abandonos:

Glock –        Virgin-Cosworth,              44 voltas
Schumacher –   Mercedes,                     1 volta
Liuzzi –       Force India-Mercedes,         1 volta

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.