A UP Ferrari e as chances de título de Charles Leclerc

segunda-feira, 13 de junho de 2022 às 18:24

UP Ferrari

Charles Leclerc continua otimista – pelo menos em público – de que pode se recuperar na luta pelo título, mesmo depois de duas quebras de sua UP em três corridas.

“Estou mais do que frustrado”, disse ele. “Isso continua aumentando. Precisamos superar essas coisas e esperamos ser fortes no Canadá.”

“Não é fácil, mas passei por momentos mais difíceis na minha carreira. Mentalmente, estarei lá. Ainda estou tão motivado quanto cinco corridas atrás, quando liderava com uma margem bastante grande. O campeonato é longo e ainda acredito tanto quanto acreditei nas últimas corridas, mas precisamos superar essas coisas.”

Mas o desafio pelo título do monegasco com a Ferrari este ano pode estar se tornando cada vez mais uma ilusão, depois de um grande começo de temporada.

Seu abandono da liderança do GP do Azerbaijão em uma nuvem de fumaça do motor não foi apenas a segunda vez em três corridas que a mesma coisa aconteceu. Foi também a mais recente de uma série de decepções que tiveram uma virada de 80 pontos contra ele em apenas cinco corridas.

Nas três primeiras corridas nesta temporada, Leclerc havia conquistado duas vitórias e um P2, e liderava seu adversário Max Verstappen por 46 pontos.

Cinco corridas depois, Leclerc está 34 pontos atrás do piloto da Red Bull – uma notável reviravolta de 80 pontos, com uma média de 16 pontos perdidos por corrida – apesar de ter feito a pole nos últimos quatro GPs consecutivos.

Nesse meio tempo, além das duas quebras de motor, Leclerc viu sua equipe perder a vitória em sua corrida em casa em Mônaco com uma estratégia errada, enquanto sua própria rodada no final do GP em Imola transformou um P3 em P6.

Duas corridas atrás na Espanha, Leclerc parecia a caminho de uma vitória certa. Mônaco foi outra vitória que escapou. O abandono em Baku foi um grande golpe para as esperanças de título de Leclerc, mas uma preocupação potencialmente ainda maior para Ferrari e Leclerc é a situação problemática da UP Ferrari no futuro.

Leclerc agora certamente sofrerá punições de grid por usar mais componentes da UP do que o permitido nesta temporada.

A primeira delas pode ser justamente no Canadá no próximo fim de semana, uma vez que Leclerc já atingiu sua alocação máxima de três turbos este ano.

Uma UP totalmente nova – a segunda do ano – foi instalada em seu carro em Miami, para a quinta corrida da temporada.

E após seu abandono na Espanha, causado por uma quebra do turbo e MGU-H, a Ferrari colocou um terceiro turbo no início do fim de semana de Baku. Quando a Ferrari usar um quarto turbo em seu carro, isso acarretará numa punição automática de 10 posições no grid.

Dos outros componentes que compõem uma UP, Leclerc ainda tem uma margem de manobra de um antes de uma punição – desta vez cinco posições – ser aplicada. Mattia Binotto admitiu no domingo que Leclerc precisaria de um novo motor para Montreal, embora ele não tenha confirmado que isso significaria uma punição de grid lá.

Aconteça o que acontecer no Canadá, isso significa que Leclerc inevitavelmente será punido em posições de grid relacionada à UP mais adiante, já que ainda faltam dois terços da temporada.

Binotto confessou: “É uma preocupação – e ainda mais uma preocupação porque não tenho a resposta que gostaria agora sobre qual foi o problema.”

“Precisaremos instalar outro motor novo, é um fato. É muito cedo na temporada. Às vezes, os problemas não têm soluções de curto prazo, então não sei qual será a estratégia que precisamos adotar. Menos quilometragem ou um tipo diferente de uso, ou uma solução curta porque o que aconteceu é uma solução curta?

“É algo que entenderemos nos próximos dias e esperamos ter uma resposta mais clara quando estivermos no Canadá”.

O caso é que se não houver uma correção de curto prazo, a fala de Binotto confirma que a Ferrari terá que mudar a maneira como usa sua UP. Terá que fazer menos quilometragem – ou seja, usar mais motores, o que significaria mais punições – ou tirando potência, o que significaria reduzir sua competitividade.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.