A razão que pode levar a Red Bull a ter dificuldades no GP da Espanha

quarta-feira, 28 de maio de 2025 às 18:35

Verstappen x Russell – Espanha 2024

Max Verstappen venceu em Barcelona nos últimos três anos, mas o piloto da Red Bull não é mais o favorito nas casas de apostas este ano. Oscar Piastri é o preferido dos apostares com Lando Norris logo a seguir. Verstappen é o terceiro

A pista Catalunha tem sido um campo fértil para Verstappen principalmente depois da introdução do efeito solo, com o piloto de 27 anos também conquistando sua primeira vitória em sua estreia pela Red Bull no GP da Espanha de 2016. Ele venceu apenas o GP da Áustria e o GP da Cidade do México com mais frequência do que na Espanha, com cinco vitórias. E todas essas pistas privilegiam a eficiência aerodinâmica.

Conquistar sua quarta vitória consecutiva no GP da Espanha e a quinta de sua história neste domingo também daria continuidade à sequência de Verstappen de subir ao pódio em etapas alternadas para começar a temporada de F1 de 2025. Ele não conquistou vitórias consecutivas desde que subiu ao pódio no Canadá e na Espanha no ano passado.

O GP da Espanha de 2025 também pode redefinir a hierarquia, com a FIA aplicando testes mais rigorosos para restringir as asas dianteiras flexíveis em Barcelona. A Red Bull espera que esses novos testes sejam os mais prejudiciais para a McLaren, mas seus rivais de Woking insistem que não custará muito.

A chance de Verstappen dependerá da gestão dos pneus

O asfalto do Circuito de Barcelona-Catalunha é terrivelmente abrasivo. Isso também anulará as melhorias que Verstappen e a Red Bull demonstraram ao vencer em Ímola.

Verstappen ultrapassou Oscar Piastri para vencer o GP da Emilia Romagna após ultrapassar o piloto da McLaren na chicane de Tamburello na primeira volta. Ele então utilizou Ímola, que é muito mais gentil com os pneus da Pirelli, para vencer sem ser desafiado, mas é improvável que aconteça uma repetição disso na Espanha.

Mike Hezemans, comentarista do Viaplay, disse: “Acho que ele vai ficar bem, mas tudo depende dos pneus. Em Ímola, o desgaste dos pneus pareceu bem menor. Barcelona é uma história diferente de Ímola, porque o circuito de Barcelona consome os pneus.”

“Ímola já é bom para os pneus. Mas Ímola não é a mesma pista de Barcelona, pode esquecer. O asfalto é péssimo.”

Verstappen teve dificuldades na última vez que a Pirelli forneceu os pneus C1 e C2 na Espanha

A Pirelli forneceu a todas as equipes os três compostos mais duros de sua gama para a F1 de 2025 para o GP da Espanha, devido ao asfalto muito abrasivo da pista. É um dos circuitos da F1 que mais exige dos pneus, bem como as maiores cargas laterais em suas curvas de alta com raio longo.

A superfície da pista de Ímola é muito menos abrasiva, então a Pirelli estreou seus novos pneus macios C6 de 2025 para a classificação do GP da Emilia Romagna, juntamente com os pneus C4 e C5, que levaram Verstappen à vitória. A Pirelli não fornece os compostos C1 e C2 desde o GP do Bahrain.

Verstappen também teve um fim de semana para esquecer no GP do Bahrain, já que garantiu apenas o P7 na classificação com os pneus compostos C3, que também foram os pneus macios do GP.

Também não dará muito conforto ao holandês saber que Verstappen venceu o GP do Japão largando da pole position quando a Pirelli usou os C1 e C2 pela primeira vez neste ano. Ele segurou Lando Norris na pole position e na vitória em Suzuka, o que reapareceu no primeiro setor, que mais exige dos pneus Pirelli.

AS - www.autoracing.com.br

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