A polêmica dos 400 km/h na F1 2026: FIA freia a euforia de Toto Wolff
domingo, 14 de setembro de 2025 às 17:00O diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, colocou um ponto final na polêmica. Afinal, ele respondeu à afirmação sensacionalista de Toto Wolff sobre os novos motores da Fórmula 1 de 2026. Recentemente, o chefe da equipe Mercedes afirmou que os carros poderiam se aproximar dos 400 km/h. Essa declaração, aliás, foi feita à publicação alemã Auto, Motor und Sport.
Wolff: “Uma brincadeira sarcástica”
A declaração do chefe da equipe naturalmente ganhou força no paddock. Muitos pilotos foram questionados. Eles, portanto, tiveram de opinar sobre esse possível aumento de velocidade. Atualmente, os carros chegam a 370 km/h em uma reta.
Quando perguntado, então, sobre a polêmica, Wolff se divertiu. Ele explicou que se toda a energia fosse usada em um único ponto, as velocidades seriam, sim, possíveis.
“Parece bom, não é? Todo mundo critica os motores. Por isso, eu tive que encontrar algo positivo”, disse ele. “Ou seja, se você usasse toda a energia em uma única reta, poderia fazer esses carros chegarem a 400 km/h. Não sei se alguém ficou assustado com isso, mas seria possível. No entanto, não sobraria muita energia para as outras curvas do circuito.”

FIA descarta a possibilidade
Tombazis, entretanto, agiu para acalmar as expectativas. O diretor insistiu que a FIA não permitiria que a velocidade chegasse a esse ponto. De fato, ele garantiu que a situação sequer é possível na prática.
Essa posição, portanto, se alinha à de Max Verstappen. O piloto já havia comentado sobre o assunto. Tombazis, da mesma forma, concordou com o campeão. Segundo ele, a FIA “interviria” se fosse necessário.
“Posso garantir que não haverá velocidades de 400 km/h”, afirmou. “Creio que foi mais um comentário de brincadeira. Pelo que ouvi, ele quis dizer que, com a potência e a baixa resistência dos carros, seria concebível que os carros passassem dessa velocidade. Contudo, isso ocorreria apenas se tudo fosse combinado.”
“Hoje em dia, o gerenciamento de energia não permite isso”, continuou. “Nós, da FIA, temos bastante controle sobre esses regulamentos. Além disso, temos uma carta na manga para usar, se necessário: a segurança. Interviríamos em qualquer situação. Mas estamos confiantes de que as regras não permitem esse tipo de velocidade.”
carros de corrida, comentar formula 1, f1 2026, formula 1, max verstappen, motores 2026, nikolas tombazis, paddock f1, regulamento FIA, segurança f1, toto wolff, velocidade f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.