A maioria das categorias de monoposto terá o halo até 2020

terça-feira, 2 de janeiro de 2018 às 13:09

Halo na Toro Rosso

O dispositivo halo que está sendo introduzido para a temporada de Fórmula 1 de 2018 estará presente no esporte automobilístico em todo o mundo dentro de dois anos.

A Formula 2 e algumas séries da Formula 3 também usarão o halo pela primeira vez neste ano. David Lapworth, diretor técnico da Prodrive e assessor de segurança da FIA, diz que a introdução da nova estrutura de proteção de cabeça para categorias juniores rapidamente se tornou uma prioridade.

“Se pudermos adotar coisas como o halo, mesmo na área muito focada da F1, isso é uma conquista”, disse Lapworth à revista Auto da FIA. “Envolver pessoas de diferentes disciplinas no processo só pode ajudar. Quanto mais pessoas ajudarem a espalhar a palavra e convencer os duvidosos sobre a ciência e o trabalho que entraram nela, melhor”.

Na pesquisa que levou ao halo, a FIA considerou como os acidentes fatais nos campeonatos fora da F1 poderiam ter sido evitados, como os de Henry Surtees na F2 e Justin Wilson na Indy.

“Precisamos reconhecer que a introdução é tão importante quanto o pioneirismo”, disse Lapworth. “É ótimo ter as fórmulas de alto nível, como a F1, capaz de criar novas soluções e forçar os limites, mas em termos de salvar vidas, a introdução é o lugar aonde os grandes números aparecem”.

“Há 22 ou 24 pessoas numa corrida de F1 no fim de semana, mas existem milhares de corridas em diferentes categorias em todo o mundo. Então, essa é a área que está se concentrando mais nas discussões que estamos tendo. Não consideremos apenas o que a F1 precisa, mas como podemos tornar isso universal e como podemos fazer isso acontecer o mais rápido possível “.

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.