A insana Isle of Man TT 2016 – vídeo

terça-feira, 7 de junho de 2016 às 18:22

isle-of-man-2016

Colaboração: Carlos Alberto Goldani

A Ilha de Man é formalmente uma dependência direta da Coroa Britânica localizada no mar da Irlanda, tem autonomia administrativa e seu próprio parlamento. São 572 km2 de área e uma topologia não muito acidentada, seu ponto mais elevado é o monte Snaefell com 621 metros de altura. A ilha tem uma população de pouco mais de 80 mil habitantes (inclui o ex-campeão de Fórmula 1 e Fórmula Indy Nigel Mansell) e não é considerada um país soberano, não participa da Comunidade Britânica e não tem representação própria na União Europeia. Uma de suas características únicas é que não existe, na legislação local, limite para velocidade nos 1.107 km de rodovias públicas, que são totalmente pavimentadas e conservadas em excelente estado.

Durante duas incríveis semanas no início do verão do hemisfério norte, gerações de homens e mulheres fazem uma peregrinação até a ilha de Man, para competir contra si próprios e contra uma pista que há mais de um século é reconhecida internacionalmente como sinônimo de velocidade e glória. Nos primeiros anos do século anterior, quando o limite máximo nas estradas inglesas era apenas 35 Km/h e corridas estritamente proibidas, um grupo de entusiastas com o objetivo de testar seus próprios limites de velocidade e resistência sobre motos convergiu para a Ilha de Man e, em 1907, nasceu o Isle of Man Tourist Trophy. A primeira corrida foi realizada no dia 28 de maio daquele ano, uma volta em um traçado chamado de St. John’s Short Course, 15 milhas e 1.470 jardas de rodovias públicas, com participação exclusiva de motos de estrada (Tourist) normais, com todos os seus acessórios, silenciadores, assentos, pedais e guarda lama.

O traçado atual utilizado pela prova é o Circuito da Montanha, 37,73 milhas ou 60,72 km incluindo rodovias fechadas para o público e trechos urbanos. Não existe nenhuma outra prova de motos realizada em uma pista tão extensa e desafiadora, que mescla trechos de montanha, estradas e passagens por cidades, limitada por muros de pedra, construções e postes de sinalização ou distribuição de energia elétrica.

Este ano a programação do Isle of Man TT iniciou no último sábado, dia 28 de maio e o evento final está programado para 10 de junho. São duas semanas de testes, qualificações e provas, nenhum outro evento esportivo tem uma duração tão longa. As corridas são realizadas na modalidade “contra o relógio” e divididas em categorias de acordo com as especificações da moto. Cada prova consiste em um determinado número de voltas no circuito, as mais potentes percorrem distâncias maiores, as classes Senior TT e SuperBike pouco mais de 360 km (seis voltas), SuperSport, SuperStock e Lightweight 242 km (quatro voltas), SideCar 180 km (três voltas) e TT Zero 60 km (uma volta). Apenas para efeitos de comparação, uma prova da MotoGP percorre entre 95 km e 130 km.

Um indicativo da insanidade do Isle of Man TT pode ser obtido comparando as velocidades médias alcançadas com outras competições. Andrea Iannone, com uma Ducati GP15, registrou a melhor volta no moderno e seguro circuito de Mugello na última prova da MotoGP com a velocidade média de 175,3 km/h. O recorde do Traçado da Montanha pertence a John McGuinness que, em 2015 com uma Honda CBR1000 RR, percorreu as 37,73 milhas em 17 minutos e 03,567 segundos, uma média alucinante de 213,54 km/h. Óbvio que as condições dos traçados são diferentes, a concepção das rodovias e trechos urbanos utilizados pelo Circuito da Montanha contempla longas retas e considera condições de tráfego seguro para automóveis, sem trechos muito sinuosos como os existentes nas pistas da MotoGP. Ainda assim os números impressionam.

Um circuito tão longo é um pesadelo para os responsáveis pela segurança dos pilotos e do público. Embora alguns recursos como barreiras de contenção e fardos de feno sejam utilizados em partes críticas, a regra é não existir áreas de escape e em alguns trechos há muros de pedra ou construções na margem da pista. Não há como manter os espectadores afastados e o atendimento a um piloto acidentado é complicado e pode demorar. A Isle of Man TT é uma disputa esportiva com alto grau de risco, estatísticas atualizadas até a edição de 2015 indicam mais de 270 fatalidades ocorridas nos 104 anos de competições (não houve corridas durante a guerra), e inclui além dos pilotos, pessoal de apoio e espectadores.

Veja no vídeo abaixo a volta mais rápida já realizada por um piloto na Ilha de Man. Foi sábado passado por Michael Dunlop e sua BMW:

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

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