A idade pode estar afetando Hamilton, diz Heidfeld
domingo, 25 de maio de 2025 às 8:00A idade pode estar afetando Lewis Hamilton, de acordo com o ex-piloto de Fórmula 1 Nick Heidfeld.
Desde sua controversa derrota pelo título para Max Verstappen em 2021, o desempenho de Hamilton caiu – com resultados e ritmo inconstantes que não o levaram a retornar à forma para disputar um campeonato do começo ao fim.
O heptacampeão mundial tem se mostrado abertamente desconfortável com os regulamentos atuais da F1, admitindo que não gostou da era do efeito solo e não está entusiasmado com as mudanças de 2026.
“Pessoalmente, não acho que esteja indo na direção certa”, disse Hamilton, de 40 anos, à Sky Italia. “Estamos indo mais devagar, os carros estão mais pesados. No ano que vem, eles serão mais leves, mas ainda são os mais pesados que já pilotei”.
Embora as dificuldades da Mercedes não tenham impedido Hamilton de garantir uma transferência lucrativa para a Ferrari, seu início na equipe italiana foi modesto. “Acho que ainda há mais por vir”, afirmou Heidfeld, de 48 anos, em Mônaco, enquanto trabalhava para a Sky alemã.
“Se o carro lhe servir, ele ainda pode dar o seu melhor. Vimos isso na China. Mas, comparado a (Charles) Leclerc, ele está ficando para trás – especialmente na classificação”, comentou ele ao Sport1.
Heidfeld não acredita que a habilidade de Hamilton tenha desaparecido – mas a idade está começando a surtir efeito. “Mesmo que algumas pessoas não gostem de ouvir isso, ele não é mais o mais novo”, opinou ele. “Se você compará-lo ao Hamilton de cinco ou dez anos atrás, você pode ver claramente as diferenças”.
No entanto, ele fez uma distinção entre a forma atual de Hamilton e o retorno menos bem-sucedido de Michael Schumacher com a Mercedes. “Não exatamente”, explicou Heidfeld. “Michael ficou fora por vários anos, enquanto Lewis continuou”.
“Mas isso mostra que, depois de muitos anos no mesmo ambiente, uma mudança de equipe é difícil. Lewis estava perfeitamente integrado na Mercedes – agora ele precisa se acostumar com um carro novo. E quanto mais velho você fica, mais difícil é recomeçar”, apontou
Heidfeld também citou Carlos Sainz, que foi substituído por Hamilton na Ferrari, como a surpresa da temporada. “Fiquei surpreso que ele tenha ido para uma equipe mais fraca como a Williams”, acrescentou ele. “Mas juntos eles melhoraram tremendamente”.
carlos sainz, f1, ferrari f1, formula 1, hamilton f1, idade, lewis hamilton, nick heidfeld, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.