A história de Laguna Seca na Moto GP

sábado, 28 de julho de 2012 às 10:33

MotoGP11-stoner-australia-sexta350Após uma ausência de dez anos a Moto GP voltou aos Estados Unidos e a Laguna Seca em 2005, e desde então tem sido palco de grandes corridas. Contudo, antes deste período sem o Mundial, Laguna Seca já tinha recebido o Campeonato do Mundo por seis vezes.

Na verdade, os dois primeiros Grandes Prêmios realizados nos Estados Unidos aconteceram em Daytona, em 1964 e 1965. Depois desses dois eventos, o Mundial só retornou aos EUA 22 depois, ficando até 1994. Atualmente, o traçado misto de Indianapolis sedia um segundo evento norte-americano.

Este ano o evento será a 14ª  visita dos Grandes Prêmios ao traçado de Laguna Seca:

1988 – Incluiu as corridas das 500cc e das 250cc com pilotos norte-americanos terminando no topo do pódio nas duas categorias: Eddie Lawson (Yamaha) nas 500cc e Jim Filice nas 250cc correndo como substituto de Masahiro Shimizu na Honda de fábrica.

1989 – Uma vez mais foram os norte-americanos que venceram com Wayne Rainey (Yamaha) nas 500cc, à frente de Kevin Schwantz (Suzuki) e Eddie Lawson (Honda). John Kocinski (Yamaha) ganhou nas 250cc, prova em que participou como wild card.

1990 – Tanto Wayne Rainey como John Kocinski repetiram o sucesso do ano anterior; ambos acabaram conquistando os respectivos títulos.

1991 – Wayne Rainey venceu nas 500cc pelo terceiro ano consecutivo, enquanto a corrida das 250cc foi ganha por Luca Cadalora (Honda), que se tornou no primeiro europeu a vencer um Grande Prêmio em Laguna Seca.

1993 – Os Grandes Prêmios voltaram a Laguna Seca depois de um ano de ausência. John Kocinski garantiu a primeira vitória com a Cagiva em Grandes Prêmios nas 500cc (motovelocidade). Loris Capirossi (Honda) venceu a corrida das 250cc e Dirk Raudies (Honda) nas 125cc, que se disputou pela primeira vez em Laguna Seca.

1994 – Luca Cadalora (Yamaha) foi o primeiro piloto estrangeiro a vencer um Grande Prêmio da categoria máxima em Laguna Seca. Esta foi a última vez que o evento incluiu as categorias das 250cc e 125cc, vencidas por Doriano Romboni e Takeshi Tsujimura, respectivamente, ambos em Honda.

2005 – Depois de uma ausência de dez anos os Grandes Prêmios voltaram aos Estados Unidos e os pilotos da casa voltaram a dominar, com Nicky Hayden garantindo sua primeira vitória em GPs à frente de Colin Edwards. Esta foi a primeira vitória da Honda na categoria máxima em Laguna Seca.

2006 – Nicky Hayden repetiu a vitória do ano anterior a caminho e conquistou naquele ano, o título de Campeão do Mundo com uma 4 tempos.

2007 – O evento foi dominado por Casey Stoner, que largou da pole e liderou a corrida do início ao fim. Esta foi a primeira vitória da Ducati e da Bridgestone em Laguna Seca. Chris Vermeulen terminou em segundo, foi o primeiro pódio da Suzuki com uma 4 tempos da Moto GP em Laguna Seca.

2008 – Valentino Rossi (Yamaha) venceu pela primeira vez nos E.U.A., fazendo com que fossem três construtores diferentes em igual número de anos a vencerem em Laguna Seca.

2009 – Dani Pedrosa (Honda), após cerca de um ano sem vitórias, teve um desempenho dominante e venceu de ponta a ponta. Valentino Rossi (Yamaha) foi o segundo colocado, 0s344 atrás do vencedor. Pedrosa sempre conseguiu manter uma diferença tranquila ao longo das 32 voltas, na casa de 3s. No entanto, na última passagem, Rossi diminuiu drasticamente a diferença e inclusive tentou sem sucesso uma ultrapassagem na Curva 11, a última do circuito.

2010 – Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu. O resultado, no entanto, tinha tudo para ser diferente. O também espanhol Dani Pedrosa (Honda) assumiu a liderançaa após a largada e caminhava para a sua segunda vitória consecutiva. No entanto, foi para o chão sozinho na 12ª das 32 voltas, deixando a liderança de bandeja para o seu maior rival.

2011 – Casey Stoner (Honda) foi o ganhador. Clique aqui para a matéria completa

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.