A Fórmula E se veste de gala para o E-Prix de Mônaco

sexta-feira, 26 de abril de 2024 às 14:15

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA visita Mônaco, o circuito de rua mais icônico do automobilismo, pela sétima vez, na oitava etapa de sua décima temporada.

A Fórmula E estará em Mônaco neste fim de semana com suas 11 equipes e 22 pilotos prontos para desfrutar das curvas históricas e das incríveis vistas do Circuito de Mônaco.

Os carros elétricos subirão novamente a colina passando por Mirabeau e pela famosa Praça do Cassino, contornando a forquilha do Grand Hotel e passando pelo inimitável túnel de Mônaco antes da Chicane Nouvelle e cruzando o emblemático porto.

As ruas do Principado foram palco de alguns dos momentos mais importantes da história do automobilismo, e a Fórmula E tem mostrado o melhor do esporte motorizado em Monte Carlo desde há alguns anos que começou a utilizar todo o circuito do Grande Prémio de Fórmula 1. Antônio Félix Da Costa conquistou a vitória em 2021 naquela que foi sem dúvida uma das corridas mais emocionantes da história da Fórmula E, encerrando a primeira vez do campeonato no circuito completo de Mônaco. O piloto português conquistou a vitória com uma ousada ultrapassagem na saída do túnel na última volta da corrida.

Essa histórica corrida teve 28 ultrapassagens entre os seis primeiros colocados, e a liderança mudou seis vezes, incluindo uma jogada ousada  de Mitch Evans sobre da Costa em Beau Rivage. Isso foi logo antes de que o piloto português retribuia o favor na última volta e vença a corrida. Três ultrapassagens em Sainte Devote na primeira volta deram o tom.

Na temporada passada assistimos a 116 ultrapassagens, como a do eventual vencedor Nick Cassidy, agora na Jaguar TCS Racing, que saiu do nono lugar da grelha para a vitória, enquanto Jean-Eric Vergne recuperou do final do pelotão após uma penalização subsequente para a classificação até os pontos: do 22º ao sétimo lugar.

Se os resultados anteriores servirem de referência, outra corrida histórica nos aguarda nas ruas de Monte Carlo e, com seis vencedores em sete rodadas da Temporada 10, a competição está mais acirrada do que nunca à medida que nos aproximamos da metade do campeonato. Alguém conseguirá tirar o trono do líder da classificação, Pascal Wehrlein da TAG Heuer Porsche?

Os mestres de Mônaco

A impressionante lista de vencedores nas ruas de Mônaco inclui Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Jack Brabham, Graham Hill, Jackie Stewart, Niki Lauda, ​​​​Alain Prost, Michael Schumacher e Ayrton Senna, quem venceu seis vezes aqui, incluindo um recorde de cinco vitórias consecutivas.

“Mônaco é Mônaco, é mágico”, diz o francês Jean-Eric Vergne (DS PENSKE). Vergne é um dos quatro pilotos do grid que já venceram em Mônaco na Fórmula E.

Sébastien Buemi (Envision Racing) é o único piloto de Fórmula E que venceu duas vezes no Principado.  E dessa vez o suíço espera reivindicar definitivamente o título de “Mr. Mônaco Electric”.

A vitória de Da Costa na 7ª temporada foi inesquecível. Vandoorne subiu ao degrau mais alto na 8ª temporada e no ano passado Cassidy recebeu as honras.

A ação começa neste sábado com os Treinos Livres 1 a partir das 7h25, horário local, e o Treino Livre 2 a partir das 9h05. A sessão de qualificação terá lugar às 10h40 e a oitava rodada terá início às 15h00 locais.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.