A Fórmula E chega a Miami para a Rodada 3 da Temporada 12
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 às 8:00O Miami International Autodrome recebe a ABB FIA Fórmula E pela primeira vez.
Bem-vinda de volta a Miami, Fórmula E. O campeonato mundial de automobilismo totalmente elétrico retorna nesta semana a Miami, Flórida, para disputar a Rodada 3 da Temporada 12. Embora a categoria já tenha competido em duas ocasiões anteriores no Sunshine State, esta será a primeira vez que um E-Prix será realizado no Miami International Autodrome.
Nick Cassidy lidera atualmente a classificação do Campeonato Mundial de Pilotos, após uma vitória incrível da Citroën Racing em apenas sua segunda corrida. O neozelandês começou com força ao lado da fabricante francesa, conquistando dois pódios nas duas primeiras provas depois de grandes recuperações ao longo do pelotão.
Com duas rodadas disputadas — após um início de temporada impressionante em São Paulo e uma verdadeira aula de pilotagem na Cidade do México —, todos os olhares agora se voltam para Miami para ver qual será o próximo capítulo da temporada.
A mesma Miami, um circuito novo
Esta será a terceira edição do E-Prix de Miami, com o evento inaugural realizado em 2015 em um circuito de rua montado em Biscayne Bay, no coração da cidade. Foi a quinta corrida da história da categoria — após a recente realização do evento de número 150 na Cidade do México, no início deste mês — e teve vitória de Nico Prost pela e.dams Renault. Jean-Éric Vergne, hoje na Citroën, conquistou a pole position pela Andretti Autosport, e Scott Speed registrou o único pódio de um piloto norte-americano na Fórmula E ao terminar em segundo em sua corrida em casa.
O campeonato retornou então uma década depois, no evento do ano passado no Homestead-Miami Speedway, onde Pascal Wehrlein conquistou a vitória e seu companheiro António Félix da Costa terminou em terceiro pela Porsche, enquanto Lucas di Grassi garantiu o primeiro pódio da equipe Lola Yamaha ABT ao finalizar em segundo. Norman Nato (Nissan) também conquistou sua primeira pole position na Fórmula E.
Agora de volta pela terceira vez, o paddock vai competir no Miami International Autodrome. Este palco será familiar para alguns pilotos do grid, já que recebeu as EVO Sessions inaugurais em 2025, quando algumas das maiores figuras do entretenimento e do esporte tiveram a oportunidade de experimentar a máquina GEN3 Evo com o apoio de alguns de nossos pilotos titulares.
Sujeito à homologação da FIA, o traçado tem 2,32 km de extensão e conta com 14 curvas.
A temporada até aqui
Pode ser que estejamos apenas com duas rodadas da temporada 2025/26, mas as histórias já são muitas. Jake Dennis, da Andretti, venceu a primeira corrida do ano no Brasil, conquistando o E-Prix de São Paulo 2025 a partir da pole position — algo que nunca havia sido feito antes. O circuito do Sambódromo do Anhembi é conhecido por exigir uma gestão cuidadosa de energia, o que normalmente não favorece quem larga na frente, mas o campeão da Temporada 9, Dennis, executou uma estratégia tática excelente e conquistou sua primeira vitória desde Diriyah, na Temporada 10.
Completaram o pódio o atual campeão mundial Oliver Rowland (Nissan) e Nick Cassidy, da Citroën, em terceiro lugar.
No entanto, a corrida foi parcialmente ofuscada por um forte acidente do estreante da CUPRA KIRO, Pepe Martí, que calculou mal sua frenagem durante um período de FCY e foi lançado por cima de dois carros. O resultado foi um incidente de grandes proporções e uma bandeira vermelha imediata, mas felizmente Martí conseguiu sair andando sem consequências graças aos esforços contínuos de segurança da FIA, entidade máxima do automobilismo e responsável pela Fórmula E.
Na última vez em pista, na Cidade do México, foi Cassidy quem subiu ao lugar mais alto do pódio. Após se classificar em 13º, Cassidy usou sua habilidade e experiência para ganhar posições e assumir a liderança, aliado a uma estratégia inteligente de ATTACK MODE, segurando Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, nas voltas finais.
Foi uma atuação brilhante que levou Cassidy ao topo da classificação do campeonato, com 40 pontos. O resultado também coloca a Citroën na liderança do campeonato de equipes com 44 pontos, oito à frente da Andretti, com 36, e da Nissan, com 35.
A prática livre para rookies está de volta
A Fórmula E voltará a promover sua popular sessão de Treino Livre para Rookies na Temporada 12, desta vez durante o fim de semana de Miami. A sessão de 40 minutos, que acontece antes do Treino Livre 1 na sexta-feira, 30 de janeiro, é uma oportunidade para que os pilotos experimentem a atual geração de carros da Fórmula E, o GEN3 Evo.
Essa sessão especial já foi realizada anteriormente em Jeddah, Roma e Misano, e provou ser um grande trampolim para vagas em tempo integral no grid ou funções de piloto reserva.
As 10 equipes devem escalar um piloto “rookie”, definido antes da temporada 2025/26 como: “um piloto que nunca tenha participado de uma Competição ou que participe de uma Competição pela primeira vez será considerado ‘Rookie’ até o final da temporada de sua primeira participação ou até o momento em que participe de duas Competições em temporadas diferentes. A participação em um Treino Livre dedicado para Rookies, conforme definido no Artigo 32.6, não conta como participação em uma Competição”.
A programação segue no sábado, 31 de janeiro, com o Treino Livre 2 e a sessão de classificação antes da corrida, prevista para largar às 14h05 (horário local), com 39 voltas no traçado.
formula e, miami
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
