A família do lendário fundador da Lotus, o inglês Colin Chapman, apoia a iniciativa da Proton

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 19:19

f110-chapman-lotus49-350

Agora é oficial: A família do lendário fundador da Lotus, o inglês Colin Chapman, apoia a iniciativa da Proton, que comprou a Renault e batizou a equipe como “Lotus-Renault”.

O nome Lotus ressurgiu na Formula 1 no início da temporada de 2010, através da iniciativa do magnata malaio Tony Fernandes.

No entanto, uma ferrenha batalha judicial entre Fernandes e a Proton (montadora automobilística malaia que fabrica os carros de rua da Lotus e diz ter os direitos do nome da lendária equipe), está sendo travada até o presente momento.

A situação ficou ainda mais tensa no momento em que o Grupo Lotus, de propriedade da Proton, comprou a equipe Renault e mudou o seu nome para “Lotus-Renault”, gerando ainda mais controvérsia entre os fãs da Lotus e Tony Fernandes.

Até o atual momento, acreditava-se que Clive Chapman, filho de Colin e curador dos antigos carros da equipe Lotus, estava ao lado da equipe de Fernandes, uma vez que desde a apresentação da nova Lotus, o inglês sempre elogiou publicamente a iniciativa do dirigente malaio e o seu respeito às tradições da velha equipe.

No entando, um comunicado divulgado por Clive, revelou que os Chapman agora apoiam a equipe de propriedade da Proton:

“A família Chapman está impressionada com os excitantes esforços feitos pelo Grupo Lotus e está grata à Proton pelo significante investimento que está sendo feito para assegurar um grande futuro para a fábrica em Hethel. A família Chapman e a equipe clássica da Lotus estão orgulhosas de terem ajudado o Grupo Lotus de várias maneiras. Prestando consultoria com a Proton, o que inclui usar o nome Lotus na F1, que é de propriedade do Grupo Lotus”.

“Estamos orgulhosos pela conquista do Grupo Lotus com a sua nova equipe e apreciamos o seu respeito pela história da Lotus”.

Acredita-se que a Proton irá construir um museu na Inglaterra para abrigar os carros clássicos da Lotus, todos de propriedade da família Chapman.

FH – www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.