A F1 vai conseguir eliminar o DRS no futuro?

segunda-feira, 2 de maio de 2022 às 14:08

Drag Reduction System

O sistema de redução de arrasto (DRS) foi introduzido na Fórmula 1 em 2011 depois da categoria passar muitos anos com corridas com raras ultrapassagens e um declínio mundial na audiência.

Com os carros muito dependentes do downforce gerando uma enorme quantidade de “ar sujo” atrás, era quase impossível um piloto encostar do carro da frente – principalmente em curvas – para entrar perto na reta, pegar o vácuo, colocar de lado e disputar a freada no final da mesma.

As corridas se tornaram muito monótonas e a ordem de chegada na grande maioria das vezes era praticamente igual a ordem de largada com poucas exceções.

Mas agora, a Fórmula 1 pensa em reduzir e até eliminar o DRS no futuro, se conseguir continuar a progredir no objetivo de facilitar os carros a andar mais perto uns dos outros com este novo regulamento com efeito solo.

É o que disse o chefe de aerodinâmica da FIA, Jason Somerville. Ele entrou para o corpo diretivo do esporte no início deste ano, tendo passado cinco anos na Fórmula 1, onde desenvolveu as novas regras técnicas que foram introduzidas este ano.

As novas regras desenvolvidas para esta temporada foram projetadas principalmente para resolver esse problema, mas Somerville disse que ficou claro durante o desenvolvimento, que a F1 não seria capaz de acabar com o DRS imediatamente após sua introdução.

“Durante a pesquisa inicial, nós reduzimos o tamanho do ‘buraco’ (de ar) que fica atrás do carro, reduzimos o downforce perdido do carro de trás, mas também reduzimos o vácuo”, explicou ele numa entrevista recente. “Então, estávamos conscientes de que provavelmente não poderíamos simplesmente tirar o DRS.”

No entanto, ele indicou que a dependência da F1 do DRS para ajudar nas ultrapassagens poderá ser reduzida e eventualmente removida. “Acho que o DRS, para nós, é um recurso muito ajustável”, disse ele. “Depende do circuito e pode ser ajustado para menos ou mais.”

“Acho que a maioria de nós sente, a longo prazo, que gostaríamos muito de tentar eliminar o DRS, se pudermos. Mas não achamos que isso seria necessariamente a coisa certa a fazer da noite para o dia para nesse regulamento.”

A Fórmula 1 apresentará sua próxima grande revisão do regulamento técnico em quatro anos. “Para o carro de 2026, estamos procurando soluções diferentes”, disse Somerville. “E pode ser que o DRS não precise ter um papel tão importante no conceito desses carros.”

Durante e após a última corrida em Imola, vários pilotos alegaram que o DRS deveria ter sido ativado mais cedo para ajudar nas ultrapassagens. No entanto, Somerville apontou que poucas ultrapassagens foram feitas antes e depois do DRS.

“Achei bastante interessante que, por termos essa pista seca, tivemos quase metade da corrida sem DRS. E acho que foi interessante ver que houve algumas ultrapassagens que aconteceram antes que o DRS fosse ativado, mas depois o DRS ficou cancelando um ao outro (trem de carros usando o DRS).”

Somerville acredita que os quatro GPs da F1 até agora este ano mostraram que as novas regras ajudaram os pilotos a correr mais próximos. Isso ajudará o pensamento da F1 sobre “como priorizamos o DRS nos vários eventos” no futuro.

“No início, não tínhamos 100% de certeza de que as equipes não desfariam metade do trabalho que passamos fazendo nos últimos quatro anos”, disse ele. “Agora parece que conseguimos manter muito disso, o que significa que as equipes estão conseguindo correr muito mais próximas nas curvas e na reta seguinte.”

“Então, conseguimos algo que não vimos há algum tempo, na verdade, uma ultrapassagem acontece, mas você olha por cima do ombro e ele ainda está lá e volta para cima de você. Isso é algo que foi bastante refrescante nas primeiras corridas em vários pontos e não foi puramente DRS. Houve ‘gato e rato’ do DRS, mas acho que ficamos bastante satisfeitos com a retenção de downforce.”

“Só precisamos ter cuidado para não ignorar o fato de que naturalmente significa que o vácuo ficou menor. Então você meio que precisa do efeito do vácuo para dar um pouco de impulso se você não tiver o DRS.”

AS - www.autoracing.com.br

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