A “estranha” punição de Lando Norris no GP do Canadá

segunda-feira, 19 de junho de 2023 às 13:25

Lando Norris

A “estranha” punição que custou a Lando Norris e a McLaren 2 pontos no GP de Montreal foi classificada pelos comissários como “comportamento antidesportivo”.

Norris foi punido com 5 segundos acrescidos de seu tempo de corrida por desacelerar para permitir a formação de uma lacuna entre ele e o companheiro de equipe Oscar Piastri atrás do safety car, para que pudessem parar na mesma volta. Isso o fez cair de P9 para P13 na classificação final.

O problema é que essa tática não é incomum quando as equipes tentam fazer- pit-stops duplos para ambos os carros em rápida sucessão.

Mas os comissários resolveram punir Norris fazendo isso no Canadá com Charles Leclerc e Alex Albon logo atrás dele.

Eles notaram uma diferença – que eles consideraram significativa – de velocidade entre Norris e Piastri entre o hairpin e a curva final de “aproximadamente 50km/h”, o que criou uma diferença para Piastri e atrasou os carros atrás ao mesmo tempo.

No passado, nas raras ocasiões em que isso foi investigado, foi com base em uma suposta violação das regras esportivas – ou seja, o regulamento que rege a condução desnecessariamente lenta, errática ou de maneira que possa ser considerada potencialmente perigosa para outros pilotos ou qualquer outra pessoa a qualquer momento enquanto o safety car é acionado.

Excepcionalmente, os comissários decidiram que o que Norris fez constitui uma violação do Código Esportivo Internacional da FIA.

Eles citam especificamente o artigo 12.2.1.l, referindo-se a “qualquer violação dos princípios de equidade na competição, comportamento de forma antidesportiva ou tentativa de influenciar os resultados de uma competição, de forma contrária à ética desportiva”.

As equipes reconheceram livremente a importância de deixar um espaço entre seus carros para que o primeiro carro pudesse trocar os pneus no pitlane e o segundo pudesse entrar direto, sem medo de punição.

Depois que Norris se envolveu em um incidente semelhante em 2020 no GP da Itália e foi investigado usando a parte mencionada do regulamento esportivo em vez do ISC, ele foi inocentado de qualquer irregularidade – apesar de uma sugestão de que isso precisaria ser reprimido no futuro.

Mas nada aconteceu e isso continuou a ser uma prática conhecida na F1. Um exemplo recente foi o GP do Azerbaijão deste ano, onde Lance Stroll recuou tanto atrás do companheiro de equipe da Aston Martin, Fernando Alonso, que George Russell tentou ultrapassá-lo na entrada do pitlane.

A punição de Norris sugere que houve uma mudança explícita em como essa ação agora será vista e tratada, ou que havia algo específico sobre esse incidente que o tornou antiesportivo quando outros casos não o são.

O veredicto dos comissários simplesmente não explica isso. A FIA foi abordada para comentar, mas até agora nada.

Os fãs da Fórmula 1 vem reclamando bastante que a categoria está se tornando uma “Fórmula Punição”, quando a FIA deveria se preocupar mais com a competitividade da categoria, que vem desabando com apenas uma equipe vencendo 20 das últimas 21 corridas, levando-se em consideração a corrida curta do Azerbaijão.

AS - www.autoracing.com.br

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