A Equipe Porsche LMP enfrenta uma dura luta pela vitória em Le Mans

sábado, 17 de junho de 2017 às 12:00
Porsche 919 Hybrid, Modell 2017

Porsche 919 Hybrid, Modell 2017

A contagem regressiva para o destaque da temporada está quase no fim: Nos dias 17 e 18 de junho, a Porsche vai lutar novamente pelas joias da coroa do automobilismo de Endurance ao tentar ganhar as 24 Horas de Le Mans pelo terceiro ano consecutivo. O competidor mais difícil nas pistas é a Toyota. O fabricante japonês ainda não ganhou em Le Mans. Em 2016, a Toyota abandonou em uma chegada dramática apenas alguns minutos antes do final da corrida com uma falha técnica, e em 2017 compete com três carros contra os dois Porsche 919 Hybrid na classe LMP1-H superior.

Cinco vencedores na classe geral na equipe de pilotos da Porsche:
Atrás do volante do Porsche 919 Hybrid começando com o número 1, Neel Jani (33/CH), André Lotterer (35/DE) e Nick Tandy (32/GB) se alternarão. Os três pilotos compartilham uma experiência combinada de 20 largadas em Le Mans e cinco vitórias. Jani (8 largadas, 1 vitória) é o único defensor do título de Le Mans e Campeão Mundial de Endurance da FIA em 2017 e também detém o recorde de volta de classificação em Le Mans desde 2015. Lotterer (8 largadas, 3 vitórias) enfrenta sua primeira corrida de Le Mans com a Porsche após uma carreira de sucesso na Audi. Pela segunda vez, Tandy compete na classe LMP1 em Sarthe. Ele correu ali três vezes em GT e comemorou a 17ª vitória da Porsche como novato na LMP1 em 2015.

A equipe do carro reserva – Earl Bamber (26/NZ), Timo Bernhard (36/DE) e Brendon Hartley (27/NZ) – compartilham um total de 17 participações em Le Mans e duas vitórias. Bamber (2 largadas, 1 vitória) ganhou em 2015 junto com Tandy quando ele também era um novato na categoria LMP1. Em 2016, ele competiu pela Porsche na classe GT. O mais experiente do trio é Bernhard: ele largou dez vezes em Le Mans, a primeira vez em 2002 pela Porsche na categoria GT – marcando a vitória de classe em sua estreia. Desde 2010, seu nome também foi gravado no troféu com uma vitória, quando o piloto de fábrica da Porsche foi emprestado à Audi. Hartley (5 largadas) compartilhou o cockpit com Bernhard desde 2014, e é, indiscutivelmente, o mais fominha de todos eles: a grande vitória em Le Mans até agora lhe foge.

O duelo contra o relógio, contra os elementos e contra a Toyota:
“Le Mans 2017 será uma corrida extremamente difícil, talvez até mais rápida que 2016”, diz Fritz Enzinger com plena consciência da grande competição. O vice-presidente da LMP1 confirma: “Este não será um duelo somente contra a Toyota. O desafio mais difícil em Le Mans é a própria corrida. Você nunca deve perder o respeito por aqueles 5000 quilômetros cobertos de dia a noite em condições climáticas variáveis e a velocidades superiores a 330 km/h, enquanto ultrapassa constantemente os competidores. Não há garantia, as coisas podem acontecer a qualquer momento. Você só tem uma chance de ganhar o grande troféu em Le Mans, preparando-se rigorosamente com antecedência, trabalhando perfeitamente e então tendo uma corrida sem incidentes”.

O Diretor da Equipe, Andreas Seidl, acrescenta: “Não é apenas a pura distância de corrida que faz Le Mans a corrida mais difícil do mundo. Você precisa acelerar e gerenciar recursos durante todo o evento. Ele dura mais de duas semanas e, durante esse período, uma força de 90 homens trabalha em estreita colaboração em espaço limitado e sob grande tensão. Eles experimentam altos e baixos juntos. Isso posto, no sábado às 15h, cada membro da equipe – seja mecânico, piloto ou qualquer pessoa na equipe – precisa estar física e mentalmente fresco para a corrida. É quando se trata de executar tudo o que aprendemos e praticamos. Fizemos tudo o que pudemos para estar tecnicamente, e no lado operacional, preparados para Le Mans. O Porsche 919 Hybrid, nossa linha forte de pilotos e a equipe estão prontas para dar tudo de si”.

O Porsche 919 Hybrid:
O Porsche 919 Hybrid foi amplamente reformulado para o campeonato de 2017. 60 a 70 por cento dos componentes do protótipo de Le Mans são de novos desenvolvimentos. Isso diz respeito principalmente às áreas de aerodinâmica, chassi e motor de combustão. No entanto, o trem de força, em princípio, permanece o mesmo. O inovador carro híbrido de corrida desenvolve uma potência de sistema de cerca de 900 cv (662 kW) que vem de um V4 compacto de dois litros com turbo (quase 500 PS / 368 kW) e dois sistemas de recuperação de energia diferentes – energia do freio do eixo da frente combinado com a energia do escape. O motor de combustão movimenta o eixo traseiro enquanto o elétrico turbina o eixo dianteiro com uma potência superior a 400 PS (294 kW). A energia elétrica que vem dos freios dianteiros e do sistema de escape é armazenada temporariamente em uma bateria de íon de lítio refrigerada por líquido.

O Campeonato do Mundo:
A corrida de 24 horas é a terceira de nove rodadas do Campeonato Mundial de Endurance 2017 da FIA. Após as duas primeiras corridas de seis horas (Silverstone e Spa), a Porsche marcou 61 pontos e ocupa o segundo lugar na classificação dos construtores, atrás da Toyota (69,5). Na classificação dos pilotos, Bamber / Bernhard / Hartley (33 pontos) estão em segundo lugar com Jani / Lotterer / Tandy em terceiro (28 pontos). A dupla líder da Toyota tem 50 pontos.

A história do sucesso:
Em 1970, a Porsche conseguiu sua primeira e longamente aguardada vitória geral em Le Mans. Até 1998, havia mais 15 a seguir, mas a Porsche absteve-se de competir na categoria superior por 15 anos e só marcou algumas vitórias de classe. Em 2011, a Porsche decidiu retornar com um protótipo. Os novos regulamentos de eficiência do Campeonato Mundial de Endurance ofereciam exatamente o que a Porsche sempre buscava em esporte motorizado de alto nível: uma plataforma para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras para carros de estrada.

2012 e 2013 foram dedicados à preparação. Novos prédios apareceram no centro de R&D da Porsche em Weissach, perto de Stuttgart. Fritz Enzinger reuniu uma equipe que agora conta com 260 funcionários altamente qualificados. O primeiro Porsche 919 Hybrid nasceu – um carro totalmente novo com tecnologias híbridas que eram relativamente desconhecidas anteriormente. Os primeiros dias foram difíceis, mas o progresso foi significativo.

2014 tornou-se a temporada de estreia do que permanece hoje o carro de corrida mais inovador do mundo. Em sua primeira tentativa de Le Mans, em 20 horas de corrida, um 919 Hybrid assumiu a liderança, mas se retirou duas horas depois com uma falha no motor. Em 2015 a Porsche entrou em um terceiro 919 Hybrid para Earl Bamber (NZ), Nico Hülkenberg (DE) e Nick Tandy (GB) e foi este trio de novatos na LMP1 que tomou a 17º vitória em Le Mans para a Porsche – a primeira desde 1998. A Porsche repetiu a vitória geral na corrida do ano passado, cortesia de Romain Dumas (FR), Neel Jani (CH) e Marc Lieb (DE) depois de lutar com a Toyota por muitas horas.

Calendário para o time Porsche LMP:
A inspeção técnica dos 60 carros de corrida, subdivididos em quatro classes, começa no domingo antes da corrida, dia 11 de junho, na Place de la République. É um evento público no centro da cidade. Os examinadores analisam os carros enquanto os 180 pilotos devem apresentar sua papelada. A Equipe Porsche LMP está agendada para esta inspeção no domingo, a partir das 15:20.

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