A crise da Ferrari em 2025: frustração, falta de química e futuro incerto
domingo, 31 de agosto de 2025 às 8:20A frustrante campanha de 2025 da Ferrari não mostrou sinais de alívio em Zandvoort. Isso ocorreu mesmo com a equipe ainda mantendo a segunda posição no Mundial de Construtores. Lewis Hamilton, que dias antes se disse “recarregado” após se considerar “inútil” antes das férias de verão, rodou 360 graus no treino. “Não mudou muita coisa”, admitiu o heptacampeão em seguida.
Charles Leclerc estava igualmente desanimado. “Teremos que inventar algo brilhante durante a noite”, disse. “Foi uma sexta-feira muito, muito, muito, muito difícil. Provavelmente a pior sexta-feira da temporada. E estamos passando por isso logo depois das férias de verão, então é um alerta para nós.”
O ex-campeão mundial Jacques Villeneuve acredita que os problemas da Ferrari são mais profundos. “Algo não está se encaixando, e não é apenas com Lewis, o que é óbvio. Mas com Charles também. Muito do que ouço deles é muito estranho”, declarou.

O futuro de Hamilton e Leclerc na Scuderia
Leclerc tem sido acusado de perder a paixão após anos de promessas não cumpridas em Maranello. Contudo, ele insiste que sua motivação na Scuderia continua intacta. “Como me remotivo?”, disse o monegasco à RTBF. “Minha maior motivação, quando não estou lutando pelo título, é pilotar para a Ferrari. É uma equipe que sempre amei. Quero levá-los de volta ao topo. Seja pelo campeonato ou, a curto prazo, para vencer uma corrida o mais rápido possível.”
O piloto havia largado da pole na Hungria, mas a corrida da Ferrari se desfez. Surgiram rumores de pânico sobre o desgaste do assoalho. O rival George Russell, da Mercedes, afirmou que a equipe ajustou o acerto no meio da corrida, mas Leclerc negou. “Claro, é muito desagradável encontrar problemas como este quando você está lutando pela vitória”, admitiu. “Mas, infelizmente, não foi a primeira vez e provavelmente não será a última.”
Villeneuve acredita que o problema mais sério é a falta de coesão na equipe. “Lewis não sente que a equipe está com ele”, disse. “A equipe não sente que Lewis está com ela. Nada se encaixa, e dá para perceber isso quando ele se comunica com o engenheiro. Não há química entre eles.”
“Algo realmente estranho está acontecendo nesta equipe, e isso não está indo na direção certa. Quando você escuta as entrevistas de Lewis, parece que ele não quer ir trabalhar. É tudo muito, muito estranho.” Villeneuve concluiu: “Agora, 2026 está logo aí. Hamilton já está focado na próxima temporada, mas para fazer isso, você precisa ter certeza de que esta realmente é sua equipe e seu carro.”
Charles Leclerc, comentar formula 1, corrida, F1 2025, f1 2026, ferrari, formula 1, george russell, jacques villeneuve, lewis hamilton, maranello, scuderia, zandvoort
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.