A anlálise de Montoya sobre Hamilton: o que esperar de 2026

sábado, 9 de agosto de 2025 às 9:35

Lewis Hamilton

O desafio de Hamilton na Ferrari e a visão de Montoya

Lewis Hamilton teve um fim de semana complicado no Hungaroring, especialmente depois de ser eliminado no Q2 da classificação. Apesar disso, o ex-piloto Juan Pablo Montoya acredita que a aposentadoria do britânico não está nos planos. Ele compartilhou sua análise no podcast MontoyAS.

Montoya destacou que o ritmo de Hamilton melhorou durante a corrida na Hungria. “Supostamente, durante a corrida, a abordagem do engenheiro com Lewis mudou muito, e ele começou a dar informações, e o ritmo de Lewis melhorou bastante. Toda vez que Lewis se torna mais competitivo, o carro da Ferrari vai mais rápido”, comentou Montoya.

Essa visão se alinha com a de Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari, que notou que os tempos de volta de Hamilton estavam mais próximos aos de Charles Leclerc, mesmo com a eliminação precoce.

Quero ser VIP

A luta de Hamilton com o carro

O colombiano observou a dificuldade do heptacampeão em se adaptar ao carro. “Os tempos estavam muito próximos. Meio décimo mais rápido é outra história. Se você olhar para Lewis há três ou quatro meses, ele estava meio segundo atrás. Ele estava um décimo atrás de Charles; todos estavam ali. E se você olhar para o carro de Lewis, ele não está confortável; ele está lutando com o carro o tempo todo”, explicou.

Montoya também reconhece o esforço de Hamilton. “O que acontece é que Lewis está num ponto em que quer tirar o melhor do carro, e está fazendo um esforço enorme. Dá para ver que ele está trabalhando muito, mas também é visível que ele não está confortável, e os engenheiros não entenderam. Estão começando a entender e a perceber, mas ainda não captaram o quão difícil é esse carro”, afirmou.

Por isso, Montoya prevê que, quando Hamilton se sentir à vontade com o SF-25, isso pode criar mais problemas para Leclerc. Ele acredita que o britânico pode ficar à frente do monegasco, que está mais acostumado com o carro. “Acho que, quanto mais Lewis ajustar o carro e mais ele o dominar, a vida de Charles se tornará mais complicada. Por enquanto, não tem sido muito, mas veremos”, avaliou.

O futuro e as mudanças nas regras de 2026

A Fórmula 1 terá uma grande mudança no regulamento em 2026. De acordo com o ex-piloto da Williams, Hamilton não vai se aposentar no fim desta temporada, ao contrário do que alguns sugeriram.

“Este ano, não. Ele ainda tem alguns anos pela frente, pelo menos. Porque as regras são muito diferentes no próximo ano, e a regulamentação é muito diferente, tudo é muito diferente, que o carro pode se comportar de forma distinta no próximo ano, e pode ser algo de que ele goste e algo que o favoreça”, disse Montoya.

No entanto, ele acredita que as dificuldades de Hamilton só terminarão quando um problema for corrigido. “A única maneira de resolver isso é se o carro no simulador se comportar de forma semelhante. É aí que eles realmente precisam se esforçar e analisar as coisas no carro em que precisam trabalhar”, concluiu.

Antes das férias de verão, Hamilton ainda não subiu ao pódio, ocupando o sexto lugar na classificação com 109 pontos. O piloto britânico, entretanto, conquistou a primeira vitória da Scuderia em uma corrida Sprint, na China.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.