Corrida de rua no Anhembi abre temporada da TOP SERIES neste sábado

sexta-feira, 27 de abril de 2012 às 22:19

Basta caminhar alguns metros, passando pelos carros da Fórmula Indy, para encontrar outro mundo de velocidade dentro do Anhembi. Ali, estão os carros mais rápidos do Brasil, os modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos da TOP SERIES, a mais nova categoria do automobilismo brasileiro, que estreia neste sábado (28) com uma corrida de duas horas dentro da programação da Indy em São Paulo. A largada da prova de longa duração está marcada para 15h30, com transmissão ao vivo e na íntegra pela Band.

A novidade não é só para quem vai encher as arquibancadas do sambódromo ou acompanhar as disputas pela televisão: a TOP SERIES é uma proposta totalmente nova para as competições nacionais de Endurance. E reúne no grid de largada um total de 25 carros (número que seria até maior, não fossem os problemas de última hora para alguns inscritos), divididos entre TOP 1 e TOP 2. Nomes fortes, que acreditaram no projeto da Auto+ Entretenimento.

“A expectativa é muito grande, porque nem todas as equipes vêm das competições de Endurance. Nós mesmos fizemos algumas provas, mas é um desafio novo, com um carro novo, então isso traz uma motivação diferente”, fala Elio Seikel, chefe de equipe da BVA Racing Team, que alinha no grid de largada da TOP 1 com duas Mercedes-Benz SLS AMG, de Cleber Faria e Duda Rosa e Vanuê Faria e Renan Guerra. Seikel destaca uma questão técnica interessante no Anhembi.

“Além do desafio natural da corrida de rua, serão duas horas de prova, o que exige muito da estratégia. Eu acho difícil alguém conseguir fazer uma parada só, principalmente com a regra do combustível. As equipes precisam largar com no máximo 100 litros – o tanque da Mercedes, por exemplo, tem 120. Então, vai ser interessante acompanhar como as equipes lidam com o consumo de pneus e combustível”, acrescenta Elio Seikel.

A Pirelli, fornecedora oficial da TOP SERIES, informou que a durabilidade dos pneus para os carros de Gran Turismo gira em torno de 50 a 70 minutos (são 120 de prova), dependendo do carro e do estilo de pilotagem – período que é um pouco mais curto para os Protótipos. Mas tudo isso é história para a manhã de sábado, quando as equipes terão um cenário um pouco mais claro: o treino livre está marcado para 09h35. A tomada de tempo será às 12h20. A corrida, às 15h30.

Por enquanto, difícil mesmo é lidar com a expectativa. Valter Pinheiro, por exemplo, volta ao Anhembi querendo apagar de vez a memória do ano passado, quando bateu forte no treino livre. Para tanto, tem uma bela carta na manga: a nova Lotus Evora. “No ano passado, eu estava estreando uma Ginetta aqui. Dei poucas voltas e, na primeira vez que acelerei, a suspensão quebrou e bati. Era uma necessidade voltar para cá, agora com um carro que já experimentamos semana passada”, conta Valter.

Ele vai correr em parceria com Leonardo Burti. “O ponto principal da Lotus em relação ao Ginetta é que parece um carro muito mais resistente, perfeito para este tipo de prova”, conclui. Se Valter quer mudar a história, tem gente torcendo para que o fim de semana seja igualzinho. É o caso de Pedro Queirolo, que venceu as duas corridas disputadas no Anhembi em 2011. Nesta temporada, haverá apenas uma, de duas horas, válida pela nova TOP SERIES.

“Estou muito ansioso para voltar a correr no Anhembi novamente. Com alto nível do grid de largada da TOP SERIES, vencer é sempre difícil, mas vamos entrar na pista com este objetivo. Em corridas de longa duração, o mais importante é terminar sem nenhum incidente. O trabalho da equipe vai ser muito importante, a estratégia de parada para abastecimento e troca de piloto e pneus será decisiva”, afirma Pedro Queirolo, que vai de Corvette Z06R, com Rodrigo Barbosa (ex-piloto da Indy Lights).

Com a categoria recheada de nomes fortes, será mesmo um dia de bastante trabalho para todos os pilotos. “Acho mais emocionante disputar uma corrida de Endurance, porque trabalhamos bastante a estratégia de equipe e temos mais ultrapassagens durante a prova, por ser uma corrida longa. Estou ansioso com o fim de semana e acredito que teremos um grande evento da TOP SERIES com a Indy”, analisa Xandy Negrão, bicampeão brasileiro de Endurance, que corre com uma Lamborghini LP600+.

OS INSCRITOS NO ANHEMBI
3, Eduardo Oliveira / Sérgio Laganá / Alan Hellmeister, TOP 2 (Ferrari F430)
5, Dimas de Melo Pimenta / Rodrigo Pimenta, TOP 1 (Protótipo Dimep)
6, Valter Pinheiro / Leonardo Burti, TOP 2 (Lotus Evora)
7, José Cardoso / Eduardo Furlanetto, TOP 2 (Spyder)
8, Carlos Amorim / Antonio De Luca, TOP 1 (Protótipo MRX Metal Moro)
9, Xandy Negrão / Xandinho Negrão, TOP 1 (Lamborghini Gallardo LP600+)
10, Demétrio Mendes / Valter Patrocínio, TOP 2 (Maserati)
13, Pedro Queirolo / Rodrigo Barbosa, TOP 1 (Corvette Z06R)
18, Carlos Burza / Cristina Rosito, TOP 2 (Spyder)
19, Chico Longo / Daniel Serra, TOP 1 (Ferrari F458)
21, Valter Rossete / Fábio Greco, TOP 2 (Ferrari F430)
22, Boni / Sérgio Jimenez, TOP 1 (Mercedes-Benz SLS AMG)
28, Marcos Ramos / Mario Marques / Marcelo Losasso, TOP 2 (Ferrari F430)
30, Cleber Faria / Duda Rosa, TOP 1 (Mercedes-Benz SLS AMG)
31, Marcello Sant’Anna / Christian Pons, TOP 2 (Ferrari F430)
54, Rodrigo Gonçalves / Fabrício Cola, TOP 2 (Spyder)
61, Fernando Croce / Fernando Gomes Croce / Daniel Croce, TOP 1 (Corvette Z06R)
64, Henry Visconde / Ricardo Landi, TOP 2 (BMW M3)
66, William Freire / Leonardo Jafet, TOP 2 (Spyder)
71, Robson Kolling / Marco Garcia, TOP 2 (Spyder)
75, Henrique Assunção / Ronaldo Kastropil, TOP 1 (Lamborghini Gallardo LP600)
82, Marçal Melo / João Gonçalves, TOP 2 (Ginetta G50)
105, Vanuê Faria / Renan Guerra, TOP 1 (Mercedes-Benz SLS AMG)
911, Marcel Visconde / Nonô Figueiredo / Ricardo Maurício, TOP 1 (Porsche 911 RSR)
996, Marcel Visconde / Nonô Figueiredo / Ricardo Maurício, TOP 2 (Porsche 996)

A PROGRAMAÇÃO NO ANHEMBI
Sábado (28)
08h05 1º Treino Livre, Indy
09h35 Treino Livre, TOP SERIES
11h05 2º Treino Livre, Indy
12h20 Treino Classificatório, TOP SERIES
14h05 Treino Classificatório, Indy
15h30 Corrida, TOP SERIES
Domingo (29)
08h30 Warm Up, Indy
12h30 Corrida, São Paulo Indy 300

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.