Virtual – GT: Em Fuji, Sakita leva a melhor em duelo com Richart

sábado, 11 de fevereiro de 2012 às 11:20

altavelocidade-gt-t101 06-02-12
Pilotos trocaram de posição por 14 vezes em um intervalo de 16 voltas, mas Fábio contou com um bom trabalho de pit para ficar com a vitória

A famosa rivalidade entre Fábio Sakita (Speed Morredores 1) e Jeferson Richart (Racers4Fun 1) teve mais um capítulo escrito na noite de segunda-feira (6), durante a etapa de abertura de categoria GT, da nova liga Alta Velocidade Virtual. Os dois disputaram de forma eletrizante a liderança por toda a primeira metade da prova disputada no velocíssimo traçado antigo do circuito virtual de Fuji. Da primeira à 16ª volta, ambos trocaram de posição na reta de chegada por nada menos que 14 vezes.

O GP tinha tudo para contar com uma “terceira via” na luta pelo primeiro lugar, mas o pole Mauro Botosso (Racers4Fun 1), que repetiu o feito da categoria Sport e largou na frente, graças à bela volta de 1:25.828 anotada no quali, errou logo no segundo giro, foi acertado por Marcelo Leandro (555) e perdeu o parachoque traseiro. Botosso não foi o único a se atrapalhar nos minutos iniciais: seis competidores abandonaram antes da décima passagem, todos por motivo de acidente.

Na ponta, Sakita e Richart continuavam um na cola do outro. Um circuito tão veloz e com tantos trechos de aceleração plena intensifica a ação do vácuo, fato que permitiu aos dois se intercalarem na ponta e realizarem ultrapassagens quase sem chances de defesa ao adversário.

A situação só mudou na 16ª passagem, quando teve início a única janela de pitstops da noite. Jeferson foi o primeiro a parar, ao passo que Fábio se manteve na pista por mais um giro. A estratégia foi crucial para que o representante da Speed Morredores 1 fizesse uma volta voadora que, aliada a um bom trabalho de troca de pneus e reabastecimento, permitiu a ele retornar à pista na frente, com cerca de dois segundos de vantagem.

Sem a proximidade d’antes, Richart não recebia mais o efeito do vácuo e não conseguiu incomodar novamente o rival. Já Sakita controlou a distância com uma pilotagem segura e ficou com a vitória, iniciando a campanha da GT com o pé direito. No fim da prova, o destaque foi a briga pelo quinto lugar entre Mauro Botosso e Guinther Schroeder (Sabugos ++). Na reta de chegada, Botosso colocou por dentro e consumou a ultrapassagem, mas não sem a ajuda do motor do Mercedes SLR 722 de Schroeder, que estourou a poucos metros do fim.

Resultado extra-oficial:

1. Fábio Sakita (Speed Morredores 1), 35 voltas
2. Jeferson Richart (Racers4Fun 1), +02.307
3. Sampaio Leonardo (LM), +18.984
4. Sérgio Refkalefsky (LM), +23.531
5. Mauro Botosso (Racers4Fun 1), +25.245
6, Guinther Schroeder (Sabugos ++), +26.948
7. Helder Muller (Speed Morredores 2), +1:12.176
8. André Zardo (Sabugos), +1 volta
9. Rominho Soares (Speed Morredores 3), +1 volta
10. José Falcão (Speed Morredores 2), +3 voltas

O resultado oficial e classificação completas estão disponíveis no site www.altavelocidadevirtual.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/8VI86

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.