Peugeot 908 Hybrid4 na pista

domingo, 23 de outubro de 2011 às 17:19

Peugeot908HYbrid4
Apresentado ao público no Salão de Genebra, em março deste ano, o 908 HYbrid4 realizou seu primeiro teste em pista no último dia 11, no circuito de Estoril, em Portugal.

PRIMEIRO BALANÇO POSITIVO

Depois de um teste bem-sucedido realizado dia 16 de setembro em pista privada do Grupo PSA Peugeot Citroën, o 908 HYbrid4 foi colocado à prova no circuito de Estoril, em Portugal, onde aconteceu a primeira sessão de testes.

No total, o bólido percorreu mais de 300 quilômetros, conduzido pelos pilotos Nicolas Minassian, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz. “O objetivo principal era verificar as principais funções operacionais do carro, não exatamente a performance dos pilotos a bordo”, explicou Bruno Famin, Diretor Técnico da Peugeot Sport.

“Analisamos cada função executada pelo carro, de modo a obter resultados precisos antes de dar início à próxima etapa dos testes. O sistema funcionou e reagiu exatamente da forma como esperávamos, ou seja, o resultado foi muito positivo. Precisamos ainda realizar alguns ajustes, mas nesse primeiro momento estamos satisfeitos”, completou.

Nicolas Minassian: “Estou muito orgulhoso por ter sido o primeiro a pilotar o 908 HYbrid4. É interessante trabalhar num projeto dessa dimensão, que certamente representa o futuro do automobilismo. Como piloto posso dizer que é extremamente gratificante ter a possibilidade de aprender e também ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias”.

Stéphane Sarrazin: “Conseguimos realizar um programa completo e foi realmente muito bom! É muito interessante trabalhar junto aos engenheiros e, claro, conhecer o sistema nesta fase inicial do projeto. Sentimos muita energia, tanto no gerenciamento quanto na adaptação para conseguir as melhores performances. Estamos trabalhando em diversas frentes para encontrar o equilíbrio”.

A ORIGEM DO PROJETO

No ano de 2008 a Peugeot Sport apresentou um carro demonstrativo híbrido baseado no 908 HDi FAP, no circuito de Silverstone. Este primeiro projeto tinha a missão de compreender os desafios desta nova tecnologia, de modo a integrá-la da melhor maneira possível ao novo carro, previsto para ser lançado em 2011, de acordo com o regulamento técnico divulgado no final de 2009. “Projetamos um sistema específico durante o ano de 2010 para promover o ensaio em outubro de 2011”, disse Bruno Famin.

O LANÇAMENTO DO PROGRAMA

Após essa primeira sessão com excelentes resultados, o programa preparado para o 908 HYbrid4 será mantido, com a realização de novos testes em diferentes circuitos, que voltarão a acontecer em breve. “É importante ver como o carro deverá se comportar em circuito diferente, com outras características”, afirma Famin.

“Vamos dar início a uma fase de desenvolvimento um pouco mais afinado, para adaptar o comportamento do 908 HYbrid4. Mas não pularemos etapas: estamos em fase de descoberta, os testes de resistência ficarão para mais tarde”, completou.

ESTREITA COLABORAÇÃO ENTRE A PSA PEUGEOT CITROËN E A PEUGEOT SPORT

Depois de lançar o 3008 HYbrid4, primeiro veículo híbrido movido a diesel do mundo, a Peugeot apresentou em Frankfurt o 508 RXH, que alia estilo radical e excelência ambiental. Paralelamente, e em colaboração com engenheiros do Grupo PSA, a Peugeot Sport projetou e desenvolveu um sistema híbrido que pudesse ser incorporado ao universo da competição.

Assim, o 3008 HYbrid4, o 508 RXH e o 908 HYbrid4 são claras demonstrações do pioneirismo da Peugeot em termos de hibridação a diesel, unida à eletricidade. A direção esportiva da Marca contou com auxílio ativo dos engenheiros do Grupo PSA para determinar não apenas a melhor tecnologia, como também os fornecedores mais indicados. “Fomos aconselhados em relação a diversas informações. Há um legítimo acordo de cooperação em que as duas partes estão progredindo mutuamente.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.