Virtual – Fabrício Matheussi confirma virada histórica na GT1

sábado, 27 de agosto de 2011 às 11:13

gt1-6

Piloto saiu de uma desvantagem de 31 pontos na primeira prova para, com cinco vitórias seguidas, faturar o título sobre o companheiro Fernando Santi

Fabrício Matheussi (Fire Horse) mostrou porque é o rei das categorias GT da liga rFactor Brasil. Após abandonar a primeira etapa da T2 da GT1, por um travamento de seu simulador, e iniciar o certame com 31 pontos de desvantagem para o líder, seu companheiro de equipe Fernando Santi, o “pole man” deu a volta por cima e, com cinco vitórias em sequência, conseguiu uma virada histórica rumo ao título da categoria. O decisivo triunfo veio na sexta e última etapa da temporada, disputada na noite de quinta-feira (18), no circuito virtual de Oran Park.

Matheussi e Santi foram para a prova de encerramento separados por apenas um ponto na tabela. Portanto, quem chegasse à frente ficaria com a taça. Fabrício mostrou melhor preparo que o do parceiro para a decisão e, com sua experiência, não teve dificuldades em fazer a pole, com 1:01.576. Fernando, no caminho inverso, fez um qualifying ruim e acabou em quarto, atrás das Black Birds de João Vasconcelos e Marco Figueiredo. Para a sorte do piloto da Fire Horse, tanto Vasconcelos quanto Figueiredo erraram na largada e deixaram seu caminho livre antes do esperado. Rapidamente, a disputa passou a ser novamente polarizada entre os dois postulantes ao campeonato.

Na quarta volta, entretanto, Santi deu mais um sinal de nervosismo ao errar na curva 1, distanciando-se do líder. Era o que Matheussi precisava para relaxar em primeiro e imprimir o ritmo que lhe convinha. O adversário chegou a esboçar uma reação, mas a inconstância mais uma vez foi o calcanhar de Aquiles de Fernando, que pouco a pouco foi ficando para trás. O piloto ainda tentou uma tática desesperada ao não trocar pneus em seu segundo pit stop, mas tudo o que conseguiu foi perder rendimento e ver o segundo lugar ameaçado por João Vasconcelos, àquela altura recuperado de sua rodada nos instantes iniciais da prova.

Sem dificuldades, Fabrício Matheussi garantiu mais uma vitória e mais um título para a coleção. “O mais importante foi ter ajudado a Fire Horse a conquistar o campeonato por equipes”, afirmou o campeão. Fernando Santi manteve o segundo lugar na corrida (o quinto seguido) e ficou com o vice na pontuação, também ajudando a Fire Horse a nadar de braçada na disputa entre times. Em sua despedida da rFactor Brasil, a GT1 registrou um grid com apenas seis pilotos.

Resultado extra-oficial:

1. Fabrício Matheussi (Fire Horse), 67 voltas
2. Fernando Santi (Fire Horse), +1 volta
3. João Vasconcelos (Black Birds), +1 volta
4. Marco Figueiredo (Black Birds), +2 voltas
5. Paulo Kareka (Kareka´s), +3 voltas
6. Valfrido Benevides (Fire Horse), +6 voltas

O resultado oficial e a classificação final completa da GT1 estão disponíveis no site www.rfactor.com.br.

Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/67Wqq

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.