F1 – Hungria 2010: Webber obtém vitória brilhante

domingo, 31 de julho de 2011 às 10:15

mark-webber-says-australian-grand-prix-will-get-a-major-boost-after-becoming-the-2011-season-opener-57033Mark Webber, da Red Bull, conquistou uma vitória brilhante no GP da Hungria, permanecendo na pista quando quase todos os seus rivais pararam no período de safety car e abrindo uma grande vantagem para fazer seu pit-stop e voltar ainda na frente.

Fernando Alonso, da Ferrari, foi o segundo colocado, suportando a pressão do companheiro de Webber, Sebastian Vettel, que foi obrigado a cumprir um drive-through devido a uma infração durante o safety car e teve de contentar com o terceiro lugar.

Felipe Massa (Ferrari) terminou em quarto, seguido pelos estreantes Vitaly Petrov (Renault) e Nico Hulkenberg (Williams). A Sauber obteve mais um bom resultado, com ambos os seus pilotos na zona de pontuação – Pedro de la Rosa em sétimo e Kamui Kobayashi em nono, separados por Jenson Button (McLaren). Rubens Barrichello (Williams) completou os dez primeiros após uma ultrapassagem arriscada sobre Michael Schumacher (Mercedes).

Após largar mal nas duas últimas corridas, desta vez Vettel saiu forte e manteve a ponta. Alonso também se deu bem e pulou para segundo, superando Webber. Massa se sustentou em quarto apesar da pressão de Hamilton, que hesitou e foi ultrapassado por dentro por Petrov. Entretanto, o inglês deu o troco no russo logo na segunda volta com uma bela manobra por fora na curva 2. Pouco depois, Jaime Alguersuari (Toro Rosso) abandonou com o motor estourado.

Vettel impôs um ritmo impressionante no início, abrindo praticamente um segundo por volta sobre Alonso, que era pressionado por Webber. Massa e Hamilton vinham mais atrás, sem conseguir acompanhar os três primeiros.

Os pit-stops começaram na 15ª volta, com Button e Vitantonio Liuzzi (Force India) entrando. Quase ao mesmo tempo, o safety car foi acionado devido a destroços na pista e provocou um verdadeiro caos nos boxes. Vettel conseguiu entrar no último segundo, passando por cima da zebra da última curva. Massa perdeu uma posição para Hamilton por ter sido obrigado a aguardar o trabalho dos mecânicos no carro de Alonso. Webber não parou a assumiu a liderança.

Robert Kubica (Renault) e Adrian Sutil (Force India) bateram no pit lane quando o polonês estava saindo e o alemão entrando. Sutil abandonou; Kubica foi considerado culpado e teve de cumprir uma punição, mas também saiu da prova logo em seguida. Já a Mercedes cometeu um erro na troca de pneus de Nico Rosberg que o fez perder a roda traseira direita.

Na volta 24, Hamilton abandonou com problemas em sua McLaren. Cinco passagens depois, Vettel recebeu um drive-through por ter deixado uma distância superior a dez carros entre ele e o safety car, perdendo apenas uma posição para Alonso e voltando à frente de Massa após cumprir a punição.

Enquanto isso, Webber forçava ao máximo antes de fazer sua parada, e mesmo com os pneus macios, imprimia um ritmo alucinante, aumentando a vantagem sobre Alonso para mais de 23s, que lhe permitiu manter confortavelmente o primeiro lugar após seu pit-stop na 43ª volta. O espanhol, por sua vez, tinha de se preocupar com a pressão crescente de Vettel.

Barrichello foi outro que optou por parar perto do final da prova, na volta 56. Ele voltou em 11º, atrás de Schumacher, e com os pneus macios, rapidamente se aproximou e começou a pressionar o sete vezes campeão mundial. Na 66ª passagem, o brasileiro conseguiu a ultrapassagem apesar de ter sido perigosamente espremido contra o muro dos boxes pelo rival.

Webber passeou até o final e recebeu a bandeirada sem ser ameaçado, garantindo seu quarto triunfo na temporada e retomando a liderança do campeonato. Alonso pareceu satisfeito com seu segundo lugar, ao contrário de Vettel, claramente irritado com sua punição.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Webber        Red Bull-Renault    1h41:05.571
2.    Alonso        Ferrari            a 17.821
3.    Vettel        Red Bull-Renault    a 19.252
4.    Massa        Ferrari            a 27.474
5.    Petrov        Renault            a 1:13.100
6.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1:16.700
7.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 1 volta
8.    Button        McLaren-Mercedes    a 1 volta
9.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 1 volta
10.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 1 volta
11.    Schumacher    Mercedes        a 1 volta
12.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
13.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 1 volta
14.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 3 voltas
15.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 3 voltas
16.    Glock        Virgin-Cosworth        a 3 voltas
17.    Senna        HRT-Cosworth        a 3 voltas
18.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 4 voltas
19.    Yamamoto    HRT-Cosworth        a 4 voltas

Abandonos:

Hamilton –     McLaren-Mercedes,             25 voltas
Kubica –       Renault,                      25 voltas
Rosberg –      Mercedes,                     17 voltas
Sutil –        Force India-Mercedes,         17 voltas
Alguersuari –  Toro Rosso-Ferrari,           2 voltas


LS – www.autoracing.com.br

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