FIA impõe nova limitação do mapeamento dos motores na Formula 1

terça-feira, 21 de junho de 2011 às 12:21
montreal.2011
As equipes da Fórmula 1 deverão enfrentar uma nova limitação no uso do mapeamento do motor a partir do GP da Europa deste fim de semana, com a FIA buscando acabar com as configurações especiais apenas para a classificação.
Antes do banimento efetivo dos difusores alimentados pelos gases de escape sem aceleração a partir do GP da Inglaterra, a federação mostrou que está determinada a impedir que as equipes usem qualquer forma de ajuste inteligente do motor para ajudar na performance aerodinâmica.
Em uma nota enviada por Charlie Whiting, delegado técnico da Fórmula 1, às equipes, ele deixou claro que, com efeito imediato, não será mais permitido mudar o mapeamento do motor entre a classificação e a corrida.
Tal mudança vai efetivamente impedir que as equipes utilizem um mapeamento de motor extremo na classificação – que produza mais gases de escape ou queime mais combustível – e depois voltem a uma configuração mais segura para a corrida.
Uma teoria a respeito da performance dominante da Red Bull na classificação neste ano, comparado ao fato de não estar sendo tão veloz na corrida, é que a equipe vem usando mapeamentos de motor extremos na classificação a fim de melhorar o desempenho em uma volta única.
A nova ordem da FIA significa que qualquer mapeamento de motor usado na classificação agora terá de ser usado no começo da prova – com a primeira oportunidade de alterá-lo agora surgindo apenas no primeiro pit-stop, quando, teoricamente, um computador poderia ser plugado no carro. Entretanto, isso seria pouco prático devido à velocidade das paradas atuais.
Os mapeamentos de motor extremos que algumas equipes podem estar usando na classificação seriam inutilizáveis na corrida – porque arriscam a confiabilidade dos motores em longas distâncias e podem queimar combustível demais.

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