Indy 500 – Wheldon vence edição histórica após acidente na última volta
domingo, 29 de maio de 2011 às 19:19
Um final incrível marcou a 95ª edição das 500 Milhas de Indianapolis, prova que comemorou em 2011 o seu centenário. Com vários pilotos na briga devido a estratégias diferenciadas, o resultado só foi definido pouco antes da bandeirada.
A vitória ficou com Dan Wheldon, segunda dele na Indy 500. O piloto britânico está fora da temporada regular da Formula Indy e disputa apenas esta etapa, pela equipe do amigo Bryan Herta.
Quem estava com a vitoria nas mãos era J.R. Hildebrand. O piloto da Panther assumiu a liderança a três voltas do final, após pit stop de Bertrand Baguette (Rahal). No entanto, na curva 4 da última volta, ele perdeu o controle do seu Dallara-Honda e foi para o muro. Ainda assim chegou em segundo, se arrastado pela pista.
Graham Rahal obteve o terceiro lugar com o carro da Ganassi. O quarto colocado foi Tony Kanaan (KV), que fez uma grande corrida com várias ultrapassagens, tendo largado em 22º e caído de sexto para 24º após seu segundo pit stop, após ser atrapalhado por Pippa Mann (Conquest). Oriol Servia (Newman/Haas) foi o quinto.
Os carros da Ganassi dominaram boa parte da corrida e pareciam aposta certa para a vitória. Scott Dixon se alternou na liderança com o pole Alex Tagliani (Sam Schmidt Motorsports) na primeira parte da corrida e Dario Franchitti logo chegou nessa briga após sua segunda parada.
A partir daí os dois passaram a dominar, com Oriol Servia também aparecendo ocasionalmete em primeiro. Franchitti liderava até ser chamado aos boxes durante a última bandeira amarela, estratégia que se mostrou errada já que nas últimas voltas ele se arrastava pela pista. Acabou em 12º, ao contrário de Hildebrand, que tinha a mesma estratégia.
Dixon parou em bandeira verde a cerca de 20 voltas do final, juntamente com rivais como Kanaan, Rahal, Servia e Wheldon. Acabou em sexto, tendo sido menos rápido do que eles nas voltas finais.
Bertrand Baguette ainda chegou em sétimo, seguido por Tomas Scheckter (KV/SH) e Marco Andretti (Andretti). Danica Patrick (Andretti), a décima colocada, liderou por algumas voltas antes de ser superada por Baguette.
Fora Kanaan, os demais brasileiros não tiveram muito destaque. Vitor Meira (Foyt) chegou a andar entre os oito primeiros, mas perdeu tempo nos boxes e acabou em 15º. Helio Castroneves (Penske) jamais andou entre os primeiros colocados, chegou a perder uma roda na pista e terminou em 17º. Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) ficou em 21º.
A corrida teve seis bandeiras amarelas. Bateram Takuma Sato (KV), EJ Viso (KV), Jay Howard (Rahal/Schmidt) que perdeu uma roda, James Hinchcliffe (Newman/Haas), Tagliani e Townsend Bell (Sam Schmidt) com Ryan Briscoe (Penske). Will Power (Penske) foi outro que ficou sem uma roda.
A sexta etapa da Formula Indy acontece dentro de duas semanas. Será uma rodada dupla no Texas Motor Speedway.
Classificação da prova:
| Pos. | Piloto | Equipe | Tempo |
|---|---|---|---|
| 1. | Bryan Herta Autosport | 200 voltas | |
| 2. | Panther Racing | +2.108 | |
| 3. | Target Chip Ganassi Racing | +5.594 | |
| 4. | KV Racing | +7.487 | |
| 5. | Newman/Haas Racing | +8.875 | |
| 6. | Target Chip Ganassi Racing | +9.543 | |
| 7. | Rahal Letterman Racing | +23.963 | |
| 8. | KV Racing | +24.329 | |
| 9. | Andretti Autosport | +25.471 | |
| 10. | Andretti Autosport | +26.448 | |
| 11. | Sarah Fisher Racing | +27.037 | |
| 12. | Target Chip Ganassi Racing | +56.416 | |
| 13. | Target Chip Ganassi Racing | +1 volta | |
| 14. | Team Penske | +1 volta | |
| 15. | A.J. Foyt Racing | +1 volta | |
| 16. | Dreyer & Reinbold Racing | +1 volta | |
| 17. | Team Penske | +1 volta | |
| 18. | Panther Racing | +2 voltas | |
| 19. | Dale Coyne Racing | +2 voltas | |
| 20. | Conquest Racing | +2 voltas | |
| 21. | Dreyer & Reinbold Racing | +3 voltas | |
| 22. | Richard Petty Motorsports | +3 voltas | |
| 23. | Andretti Autosport | +3 voltas | |
| 24. | Dreyer & Reinbold Racing | +7 voltas | |
| 25. | Dragon Racing | +25 voltas | |
| Abandonos: | |||
| 26. | Sam Schmidt Motorsports | +43 voltas | |
| 27. | Team Penske | +43 voltas | |
| 28. | Sam Schmidt Motorsports | +53 voltas | |
| 29. | Newman/Haas Racing | +101 voltas | |
| 30. | Sam Schmidt Motorsports | +140 voltas | |
| 31. | HVM Racing | +156 voltas | |
| 32. | KV Racing | +173 voltas | |
| 33. | KV Racing | +180 voltas | |
autoracing, formula, indy, noticias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.