Indy – Conheça a história de Homestead-Miami
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 20:47![]() |
O Homestead-Miami Speedway é um autódromo oval localizado à sudoeste de Miami, em Homestead. Situa-se no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Com 1.5 milhas ou 2.4 km de extensão, e inclinações de 18 a 20 graus nas curvas, tem capacidade para 65 mil espectadores. Também apresenta um traçado misto com 3,7 km, utilizado pela Grand Am.
![]() |
O autódromo começou a ser construído em agosto de 1993, com os esforços do promotor Ralph Sanchez de revitalizar uma área devastada pelo Furacão Andrew. A inauguração se deu em novembro de 1995, com uma prova da então NASCAR Busch Series (atualmente Nationwide). Em março de 1996, a CART realizou por lá o seu primeiro evento.
![]() |
Em 2001, a IRL passou a competir em Homestead, cujo formato inicial era uma versão mais compacta do Indianapolis Motor Speedway, com quatro curvas bem definidas e traçado retangular. A primeira reconfiguração se deu já em 1997, mas em 2003 ocorreram as mudanças mais drásticas, com as curvas ganhando inclinações atendendo ao gosto da NASCAR, cuja parceira International Speedway Corporation (ISC) é dona do circuito.
![]() |
Na IRL, as vitórias estão restritas a quatro pilotos: Sam Hornish Jr., Dan Wheldon, Scott Dixon e Dario Franchitti. Na extinta CART, que correu por lá entre 1996 e 2000, Michael Andretti foi o maior vencedor, com Jimmy Vasser, Max Papis e o falecido Greg Moore também fazendo parte da galeria dos ganhadores.
![]() |
O oval de Homestead sempre foi palco de grandes acidentes. O mais notável deles ocorreu em 26 de março de 2006, quando o norte-americano Paul Dana perdeu a vida no treino de aquecimento para a etapa de abertura da IRL, após colidir no carro do compatriota Ed Carpenter. John Nemechek morreu em uma corrida da Camping World Truck Race em 1997, e Jeff Clinton em um evento da Grand Am em 2002. Em 1999, um sério acidente na largada da corrida da CART deixou sérios ferimentos em Al Unser Jr. e Naoki Hattori.
Atualmente, o circuito sedia em especial dois grandes eventos do esporte a motor norte-americano. Nos últimos anos, tem sido o palco da etapa decisiva da NASCAR em suas principais divisões, a Sprint Cup, a Nationwide Series e a Truck Series, todas em novembro. Desde 2009, também sedia em outubro as provas finais da Indycar Series e da Firestone Indy Lights. Mas será a última vez: em 2011, a Indy não retornará à Miami.
![]() |
Eduardo Behling – 01/10/10
www.autoracing.com.br
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.