MotoGP – Conheça o circuito de Estoril, em Portugal
quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 20:46![]() |
Situado em uma cidade localizada na costa do Atlântico, em Portugal, a 28 km de Lisboa, o circuito de Estoril foi utilizado pela primeira vez para uma etapa da MotoGP no ano 2000.
Construído em 1972 por Fernanda Pires da Silva, a pista era utilizada fundamentalmente para provas de Fórmula 2 européias, na década de 70. Melhorias na pista e instalações fizeram com que o circuito recebesse o seu primeiro GP de Fórmula 1 em 1984. A categoria máxima correu por lá até 1996.
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Considerada uma das pistas mais sinuosas do calendário, Estoril combina curvas longas com setores de freadas fortes, além de retas onduladas e uma chicane bastante difícil, que foi adicionada ao traçado original em 1994.
Os engenheiros enfrentam um desafio complicado na hora de ajustar chassi e escolher pneus devido a sua situação geográfica, pois o traçado está muito perto do Oceano Atlântico e há muitas correntes de vento na região. Sua posição geográfica torna o clima imprevisível, embora a temperatura média seja bastante agradável. Trata-se de umas das pistas preferidas da IRTA para teste de pré-temporada.
A pista tem 4.182 metros de extensão, com 14 metros de largura. É formada por quatro curvas à esquerda, nove à direita e a reta principal se estende por 986 metros.
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Corrida de 2009
Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu com absoluta tranquilidade a etapa portuguesa da MotoGP, a 14ª da temporada. Foi a quarta vitória do piloto espanhol na temporada e a segunda consecutiva no circuito do Estoril.
Lorenzo largou na pole position, mas perdeu a ponta para Dani Pedrosa (Honda) após a largada. Superou o compatriota ainda na primeira volta e se consolidou na liderança, que manteve com folga até o final das 28 voltas.
Casey Stoner (Ducati) chegou em segundo, 6s294 atrás de Lorenzo. O australiano retornou após três provas afastado e teve um ótimo desempenho, tendo ultrapassado Valentino Rossi (Yamaha) na segunda volta e Pedrosa na terceira. Só não conseguiu se aproximar do líder.
O piloto da Honda ficou em terceiro. Valentino Rossi em nenhum momento foi ameaça, e chegou em uma burocrática quarta colocação, 23s428 atrás do vencedor. O italiano ainda tem 18 pontos de vantagem para Jorge Lorenzo, restando três provas para o final.
Colin Edwards (Tech 3 Yamaha) ficou em quinto. Para a sexta posição, uma acirrada disputa entre Toni Elias (Gresini Honda) e Andrea Doviziozo (Honda), decidida apenas na bandeirada. Nicky Hayden (Ducati), James Toseland (Tech 3) e Chris Vermeulen (Suzuki) completaram o top ten.
Ocorreram apenas três abandonos. Mika Kallio, de volta à Pramac Ducati, caiu sozinho na sexta volta. Já os italianos Alex de Angelis (Gresini) e Loris Capirossi (Suzuki) tiveram problemas mecânicos.
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Eduardo Behling – 30/10/10
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