Conheça a tecnologia usada na proteção dos pilotos da Motovelocidade
quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 22:29Atualmente a proteção usada pelos pilotos evoluiu em igualdade com a tecnologia usada em suas motos, pneus, lubrificantes e até mesmo com o desenho dos próprios traçados, pouco em comum com o material usado pelos pilotos no século XXI.
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Uma coisa como certa; a segurança é o mais importante e um bom exemplo disto é a atenção dada aos capacetes, o acessório mais importante para salvar a vida dos pilotos.
“Depois de cada sessão entregamos o capacete ao serviço técnico para uma inspeção completa”, diz Dani Pedrosa.
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Os capacetes exigem muita manutenção e é por isso que as maiores companhias têm uma equipe de assistência técnica em cada circuito. Há especialistas de cada uma das marcas para garantir que o capacete não sofreu danos importantes depois de uma queda e eles tratam dos pequenos detalhes: o acolchoamento interior, ventilação e viseira.
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Ter boa visibilidade é vital para os pilotos que rodam em alta velocidade. É por isso que os cuidados com a viseira são meticulosos. Os pilotos têm três tipos de viseiras disponíveis, de escuras a muito escuras que são usadas em conformidade com o tipo de tempo. E as viseiras são ainda protegidas por finas películas, com 0,13mm de espessura, que podem ser removidas enquanto os pilotos estão na pista e de acordo com a sujeira acumulada. É uma forma de proteger as viseiras e a visibilidade, além de evitar que não ficam marcadas por impactos de insetos. Estas proteções também são substituídas após cada sessão, para a visibilidade seja sempre a melhor possível.
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Quando a chuva começa a cair, os capacetes são preparados de forma diferente. Normalmente os pilotos têm três disponíveis, duas especificações diferentes para a pista molhada e uma totalmente preparada para chuva. Esta última conta com uma viseira totalmente transparente e com tratamento específico para evitar a condensação e a entrada de água. Mas os pilotos usam uma máscara que dirige o ar que respiram para a base do capacete para evitar condensação, o que pode fazer com que a viseira fique embaçada.
Mas os fabricantes não se preocupam apenas com a visibilidade e segurança, eles também levam em conta o nível do conforto. Como Julian Simon aponta: “É importante que o capacete consiga isolar o barulho e, é claro, tem de ser da mais elevada qualidade e seguro de usar”.
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“Tem de ser importante quando estamos correndo sem ser muito apertado ou largo quando os pilotos se abaixam nas retas”, comenta Esteve Rabat. Por isso tem de ter o tamanho ideal para que o piloto possa se proteger atrás da carenagem sem tocar no tanque de combustível e sem ficar mais alto que a carenagem.
Desde o início do Campeonato do Mundo os pilotos têm tirado proveito dos seus capacetes para serem reconhecidos mais facilmente. Pedrosa tem usado um desenho novo com vermelho, branco e azul, enquanto Nicky Hayden optou por “atualizar o desenho, sem grandes alterações. Tenho um novo detalhe para ocasiões especiais, como nas corridas em casa”, diz o norte-americano.
Rabat prefere algo mais simples, apenas com as suas cores preferidas: vermelho, azul e amarelo. No ano passado Simon trocou todo o desenho e desde então conta com a companhia da um mascote em todas as sessões, enquanto Marc Marquez optou por um desenho mais agressivo apresentado pelos seus patrocinadores.
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