Bezzecchi vence na Indonésia em dobradinha histórica da Aprilia

domingo, 11 de outubro de 2026 às 7:00

Marco Bezzecchi

Marco Bezzecchi venceu o GP da Indonésia de MotoGP de 2026, em Mandalika, e comandou um resultado histórico da Aprilia. A fabricante italiana ocupou as quatro primeiras posições, com Raúl Fernández em segundo, Jorge Martin em terceiro e Ai Ogura em quarto.

Além da vitória de Bezzecchi, o resultado teve impacto direto na disputa pelo título. Martin terminou no pódio após uma recuperação no início da corrida e retomou a liderança do campeonato mundial, superando Marc Márquez.

Bezzecchi supera Fernández nas voltas finais

Raúl Fernández largou da pole position, mas voltou a perder posições na chegada à primeira curva. O espanhol, que mais tarde revelou ter sofrido fraturas em dois dedos no incidente com Bezzecchi durante a Sprint, conseguiu reagir e assumiu a liderança da corrida.

Fernández sustentou a primeira posição durante boa parte da prova. No entanto, Bezzecchi manteve a pressão e encontrou a oportunidade para fazer a ultrapassagem decisiva nas voltas finais. O italiano cruzou a linha de chegada em 40min46s582, com 4s260 de vantagem sobre o piloto da Trackhouse.

Enquanto os dois disputavam a vitória, Martin também avançava no pelotão. Depois de cair para sexto na primeira volta, o espanhol recuperou terreno e garantiu o terceiro lugar, a 6s890 do vencedor. Assim, voltou ao topo da classificação do campeonato.

Quero ser VIP

Ogura completa resultado histórico da Aprilia

A disputa pelo quarto lugar também teve momentos intensos. Marc Márquez e Pedro Acosta trocaram posições diversas vezes enquanto lidavam com problemas relacionados à pressão dos pneus.

Entretanto, Ai Ogura aproveitou o ritmo nas voltas finais para ultrapassar os dois rivais e garantir a quarta posição. Com isso, a Aprilia e a Trackhouse ocuparam as quatro primeiras colocações do GP da Indonésia, um resultado expressivo para a fabricante italiana.

Acosta terminou em quinto, seguido por Marc Márquez, em sexto. Alex Márquez ficou em sétimo, enquanto Fabio Di Giannantonio terminou em oitavo. Fabio Quartararo conquistou o nono lugar, e Enea Bastianini completou os dez primeiros.

Penalidade de Viñales não altera o resultado

Maverick Viñales recebeu uma penalidade de 16 segundos após a corrida por irregularidade na pressão dos pneus. A punição, porém, não mudou sua posição final: o espanhol terminou em 17º.

A prova também teve uma baixa antes mesmo da largada. Aleix Espargaró, que substituía um piloto na equipe Honda HRC, desistiu de participar no domingo pela manhã devido a um desconforto físico. O espanhol disputaria sua primeira corrida de MotoGP desde que sofreu graves lesões nas costas.

Entre os abandonos, Francesco Bagnaia, Jack Miller, Fermín Aldeguer e Toprak Razgatlioglu não completaram a prova. Já o brasileiro Diogo Moreira terminou em 16º lugar, com 34s168 de desvantagem para Bezzecchi.

Agora, o campeonato segue para a Austrália. O GP de Phillip Island, que marcará a última edição da prova australiana nesse circuito, será disputado dentro de duas semanas.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.