Fórmula 1 confirma GPs do Catar e de Abu Dhabi para fechar 2026
segunda-feira, 5 de outubro de 2026 às 17:02
Pistas do Catrr e Abu Dhabi encerram F1 2026
A Fórmula 1 confirmou os GPs do Catar e de Abu Dhabi como as duas últimas corridas da temporada de 2026. Segundo o CEO da categoria, Stefano Domenicali, o planejamento permanece inalterado com base nas informações disponíveis sobre a situação no Oriente Médio.
Assim, o GP do Catar acontecerá em 29 de novembro, enquanto Abu Dhabi receberá o encerramento do campeonato em 6 de dezembro. A confirmação, porém, depende da evolução do conflito na região: uma piora significativa poderá exigir uma nova avaliação.
Domenicali confirma GPs do Catar e de Abu Dhabi
Em declaração à emissora francesa Canal+ no sábado, Domenicali reafirmou a intenção de manter as duas corridas.
“Com base nas informações que temos, tudo está confirmado para corrermos no Catar e em Abu Dhabi”, afirmou.
Além disso, o dirigente confirmou o calendário em entrevista à Sky Sport Italia. “Está tudo certo”, disse, acrescentando que a Fórmula 1 mantém equipes e pilotos informados sobre a situação.
Domenicali também revelou que Abu Dhabi já vendeu 99% dos ingressos para a corrida. Segundo ele, o encerramento da temporada gera “grande expectativa”.
Ímola e Portimão eram alternativas
A confirmação ocorre após discussões sobre possíveis mudanças no desfecho do campeonato devido ao conflito no Oriente Médio.
Entre as alternativas consideradas estavam a transferência do GP de Abu Dhabi para Ímola, na Itália, e a realização do GP do Catar em Portimão, em Portugal.
No entanto, a Fórmula 1 mantém o cronograma original. Portanto, Catar e Abu Dhabi seguem como os destinos das duas últimas corridas, embora a categoria continue acompanhando as condições na região.
Hamilton manifestou apoio às corridas no Oriente Médio
Durante o GP do Azerbaijão, Lewis Hamilton já havia demonstrado entusiasmo com a possibilidade de disputar as corridas finais no Oriente Médio.
“Pessoalmente, quero ir. Adoro ir ao Oriente Médio”, declarou o heptacampeão.
Além disso, Hamilton expressou confiança em Domenicali para conduzir o planejamento do encerramento da temporada. Agora, as declarações do CEO reforçam que a categoria pretende seguir com as duas provas nas datas previstas.
Quero ser VIPAntonelli chega à reta final com vantagem de 84 pontos
Enquanto a Fórmula 1 confirma os GPs do Catar e de Abu Dhabi, Kimi Antonelli mantém uma liderança confortável no campeonato. O italiano soma 320 pontos e tem 84 de vantagem sobre George Russell, seu companheiro na Mercedes.
No domingo, o inglês voltou a enfrentar problemas na unidade de potência e abandonou o GP do Bahrain, disputado em Sepang, na Malásia. Com isso, perdeu mais terreno na disputa pelo título.
Assim, Antonelli segue em posição favorável para a reta final da temporada, cujo encerramento permanece previsto para Abu Dhabi.
calendário F1 2026, f1, formula 1, george russell, gp de abu dhabi, GP do Catar, imola, Kimi Antonelli, lewis hamilton, oriente médio, portimão, stefano domenicali
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.