Vesti vê Rafael Câmara como favorito à vaga na Haas
quinta-feira, 17 de setembro de 2026 às 9:10
Rafael Câmara
Frederik Vesti acredita que a Haas pode ser a única equipe a promover uma mudança significativa em sua dupla de pilotos para 2027. Nesse cenário, Rafael Câmara aparece como um candidato lógico a substituir Esteban Ocon.
Em entrevista ao Ekstra Bladet, o piloto reserva da Mercedes afirmou que o mercado está incomumente parado neste momento.
“Todo fim de semana conversamos com as equipes e mantemos contato”, disse o dinamarquês. “Mas, atualmente, também estamos em uma situação na qual não existe uma vaga”.
Por isso, Vesti acredita que a Haas pode concentrar praticamente toda a movimentação do mercado.
“Provavelmente haverá uma substituição na Haas e somente lá”.
Quero ser VIPRafael Câmara ganha força para a Haas
Nesse contexto, Vesti considera que Rafael Câmara está bem posicionado para disputar uma eventual vaga. Afinal, o brasileiro é piloto apoiado pela Ferrari, além de apresentar bons resultados nos testes e na Fórmula 2.
“Talvez Rafael Câmara, mas não tenho certeza”, afirmou Vesti. “É natural. Ele é piloto da Ferrari, fez bons testes e está indo bem na F2”.
Os comentários surgem depois de Ayao Komatsu, chefe da Haas, confirmar publicamente que a equipe está avaliando vários pilotos.
Ao mesmo tempo, Ocon destacou que o programa TPC (Testes de Carros Anteriores) também gera receita para a equipe.
Dessa forma, Vesti entende que as relações comerciais e políticas tornam o mercado ainda mais complicado.
“A Fórmula 1 é construída sobre parcerias e colaborações”, explicou o piloto de 24 anos. “Existem patrocinadores das equipes que têm muita influência”.
“Portanto, isso torna todo o jogo da F1 mais complicado do que simplesmente saber de quais pilotos os chefes das equipes gostam. E isso é frustrante”.
Komatsu reforça importância da performance
Por outro lado, Komatsu afirmou em Madrid que o desempenho continua sendo a prioridade da Haas. Segundo o chefe da equipe, a escolha deve considerar principalmente a velocidade dos pilotos.
“Precisamos de dois pilotos rápidos. Essa é a melhor maneira de desenvolver a equipe”, disse o japonês. “Assim, o mais rápido é o que melhor se encaixa em nossa equipe”.
Komatsu revelou que a situação financeira da Haas está melhorando. Segundo ele, as negociações com novos patrocinadores avançam de forma positiva.
“Estamos conversando com muitos patrocinadores em potencial”, afirmou ele. “As coisas estão caminhando na direção certa. Eu diria que o orçamento do próximo ano é animador”.
Por outro lado, Komatsu também rejeitou as especulações sobre uma possível parceria com a BWT. Nos rumores, o acordo poderia fazer a Haas adotar uma pintura predominantemente rosa em 2027.
“Nosso carro não será rosa, se é isso que você está perguntando”, brincou.
Vesti já pensa em oportunidades para 2028
Enquanto isso, Vesti acredita que o mercado de 2028 pode oferecer mais oportunidades do que o de 2027, citando a situação da Cadillac e da Alpine.
“A Cadillac parece querer manter seus pilotos. A Alpine assinou com seus pilotos”, explicou.
O dinamarquês avalia que outras equipes também pretendem manter suas atuais duplas.
“Parece que o grid da F1, de modo geral, quer manter seus pilotos para ter consistência. Pelo menos isso mantém a esperança até 2028”.
alpine, ayao komatsu, bwt, Cadillac, esteban ocon, ferrari, formula 2, frederik vesti, Haas, mercado de pilotos, mercedes, Rafael Câmara
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.