Hamilton aponta desafio da Ferrari e elogia Mercedes
sexta-feira, 17 de julho de 2026 às 15:16Lewis Hamilton deixou a sexta-feira do GP da Bélgica satisfeito com o comportamento geral da Ferrari. Ainda assim, o heptacampeão afirmou que o gerenciamento da bateria continua sendo o principal desafio da equipe em Spa-Francorchamps, um dos circuitos mais longos do calendário da Fórmula 1.
Ao analisar o desempenho da equipe, Hamilton explicou que o resultado do TL1 foi melhor do que o esperado. No entanto, segundo ele, o restante do grid evoluiu no TL2, o que apresentou um retrato mais fiel da competitividade para o restante do fim de semana.
Além disso, o britânico revelou que a Ferrari ainda tenta entender por que perde desempenho no segundo setor da pista. Apesar disso, destacou que o SF-26 transmite boas sensações nas curvas.
“Acho que o TL1 foi um pouco melhor do que esperávamos. Depois, no TL2, todo mundo evoluiu e deu mais um passo. Então, provavelmente, aquele resultado foi mais realista.”
“O carro, de maneira geral, está bom, mas estamos perdendo um pouco de desempenho no segundo setor. Por isso, estamos tentando entender o motivo.”
Quero ser VIPHeptacampeão cobra evolução no gerenciamento da bateria
Hamilton elogiou o comportamento da Ferrari nas curvas. Entretanto, ressaltou que o gerenciamento da bateria continua comprometendo o desempenho nas longas retas de Spa.
Segundo o britânico, esse problema impede que o carro mantenha a aceleração ideal nas maiores velocidades. Por isso, espera que a Ferrari encontre uma solução o quanto antes.
“Mesmo assim, o carro continua sendo incrível de pilotar. Nas curvas, em geral, ele é muito bom. O problema está nas retas, quando o motor perde rendimento. Não sei o que eles vão fazer para resolver isso no futuro, mas espero que consigam. No fim das contas, o carro deveria continuar acelerando.”
Ferrari fará simulações antes da classificação
Questionado sobre a possibilidade de testar novas estratégias de utilização da energia, Hamilton afirmou que acredita que a Ferrari já está próxima da janela ideal de funcionamento. Ainda assim, reconheceu que existe margem para evolução.
Além disso, revelou que a equipe fará novas simulações durante a noite para buscar um acerto mais competitivo antes das atividades de sábado. O piloto também destacou que as rajadas de vento em Spa podem influenciar o comportamento dos carros.
“Acho que estamos praticamente dentro da janela ideal de funcionamento. Não sei exatamente se estamos perdendo desempenho nas curvas de alta velocidade ou nas retas.”
“Espero que amanhã consigamos dar mais um passo. Vamos fazer algumas simulações durante a noite e tentar deixar o carro um pouco mais otimizado. Além disso, o vento estava bastante forte, como vocês puderam perceber.”
Hamilton coloca Mercedes como favorita em Spa
Ao projetar a disputa pelo restante do fim de semana, Hamilton apontou a Mercedes como a principal referência do grid. Na avaliação do piloto, a equipe tem sido a mais consistente ao longo da temporada e deve aproveitar ainda mais as características do circuito belga.
Além disso, o britânico também colocou a McLaren entre as favoritas. Segundo ele, o carro da equipe britânica impressiona principalmente nas curvas de média e alta velocidade.
“A Mercedes é sempre a equipe a ser batida. Tem sido assim durante toda a temporada. Em uma pista com retas tão longas como esta, era esperado que isso acontecesse. Acho que eles serão muito fortes.”
“A McLaren também parece muito competitiva. Pelo que vimos, ela é muito forte nas curvas de média e alta velocidade. Por isso, também chega muito bem para este fim de semana.”
comentar formula 1, f1, ferrari, fred vasseur, gerenciamento da bateria, gp da belgica, lewis hamilton, mclaren, mercedes, noticias f1, SF-26, spa francorchamps, tl1, tl2
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
