Ferrari precisa priorizar Hamilton para buscar o título, diz Smedley
sexta-feira, 10 de julho de 2026 às 8:59
Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Rob Smedley, ex-engenheiro de corrida da Ferrari, acredita que a Scuderia precisa tomar uma decisão ousada – e ao mesmo tempo polêmica – para colocar fim a um dos maiores jejuns de títulos da Fórmula 1.
Segundo ele, a equipe deve concentrar todos os esforços em Lewis Hamilton caso queira voltar a disputar o campeonato de pilotos.
Depois da atuação encorajadora da Ferrari no GP da Inglaterra, Smedley afirmou que a equipe já não pode se dar ao luxo de permitir que Hamilton e Charles Leclerc continuem tirando pontos um do outro.
Afinal, na visão dele, essa postura dificulta uma reação contra a Mercedes e reduz as chances de uma disputa real pelo título.
O pódio conquistado por Hamilton em Silverstone deixou o heptacampeão apenas 32 pontos atrás do líder do campeonato Kimi Antonelli, que não pontuou na etapa.
Por outro lado, embora tenha encerrado seu jejum de vitórias com o triunfo na corrida, Leclerc aparece 39 pontos atrás do companheiro de equipe e soma uma desvantagem de 71 pontos para Antonelli.
Enquanto isso, a Mercedes já acumula sete vitórias nas nove primeiras etapas da temporada. Por esse motivo, Smedley entende que a Ferrari precisa deixar o sentimentalismo de lado e passar a adotar uma estratégia muito mais objetiva.
Quero ser VIPSmedley vê apenas um caminho para a Ferrari
Durante participação no podcast High Performance Racing ao lado de Jake Humphrey e Otmar Szafnauer, Smedley afirmou que a Ferrari deveria até mesmo ter considerado inverter as posições entre Hamilton e Leclerc no GP da Inglaterra.
“Concordo 100% com isso”, respondeu ele ao ser questionado se a Ferrari deveria ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos durante a prova.
Na sequência, ele admitiu que essa opinião vai contra sua própria forma de enxergar as corridas. Ainda assim, ressaltou que situações excepcionais exigem decisões igualmente excepcionais.
“Vou contra minha própria lógica e digo que fazer algo tão extremo quanto isso é a única chance que a Ferrari tem de vencer este campeonato mundial”.
“Se eles tentarem superar a Mercedes apenas pela performance do carro e permitirem que os pilotos disputem posições livremente com uma diferença tão grande entre Lewis e Charles no campeonato, a probabilidade de conquistar o mundial de pilotos diminui significativamente”.
“Então, por que fazer isso? Acho que essa é a única estratégia que eles têm para Lewis vencer este campeonato mundial”.
Tratamento igual pode custar o campeonato
Até agora, a Ferrari evitou recorrer às ordens de equipe em 2026. Em vez disso, permitiu que Hamilton e Leclerc corressem livremente enquanto diminuía pouco a pouco a diferença para a Mercedes.
No entanto, Smedley acredita que essa política pode rapidamente deixar de ser uma virtude. Pelo contrário, ela pode se transformar em um obstáculo justamente no momento mais importante da temporada.
Essa mudança representaria o retorno de uma filosofia bastante conhecida na história da Scuderia. Durante os anos de domínio de Michael Schumacher, a Ferrari jamais hesitou em utilizar ordens de equipe quando elas aumentavam as chances de conquistar títulos mundiais.
Os números ajudam a explicar a importância dessa decisão. A Ferrari não conquista um título mundial da F1 desde o campeonato de construtores de 2008. O último campeão de pilotos da equipe continua sendo Kimi Raikkonen em 2007.
Agora, com Hamilton ocupando a melhor posição da Ferrari na classificação, Smedley considera que a Scuderia chegou a um momento decisivo.
Portanto, a equipe terá de escolher entre continuar tratando os dois pilotos de maneira igual ou priorizar Hamilton. Para o ex-engenheiro, somente essa segunda opção oferece uma chance real de encerrar quase duas décadas de frustração.
campeonato de pilotos, Charles Leclerc, comentar formula 1, f1, ferrari, formula 1, gp da inglaterra, Kimi Antonelli, lewis hamilton, mercedes, noticias f1, ordens de equipe, rob smedley, scuderia ferrari, silverstone
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.