Audi terá Paul Aron no lugar de Bortoleto no TL1 da Áustria

quarta-feira, 24 de junho de 2026 às 10:13

Gabriel Bortoleto e Paul Aron

A Audi confirmou que Paul Aron pilotará o carro de Gabriel Bortoleto durante o primeiro treino livre do GP da Áustria neste fim de semana.

Dessa forma, a equipe cumprirá parte da exigência da Fórmula 1 para a utilização de pilotos novatos nas sessões de treinos livres.

Atualmente piloto reserva da Alpine, Aron chegou à equipe antes da temporada 2025. No entanto, o estoniano continua integrado ao acordo de empréstimo firmado com a Audi, antiga Sauber, para disputar alguns TLs ao longo da temporada.

Quero ser VIP
 

Aron amplia participação no programa da Audi

No ano passado, Aron chamou atenção por causa desse acordo incomum entre Alpine e Audi. Como resultado, o piloto participou de diversas atividades pela então Sauber.

Ele estreou em treinos livres nos GPs da Inglaterra e Hungria. Em seguida, voltou à pista pela Alpine durante as sessões de abertura dos finais de semana na Itália, México e Abu Dhabi.

Já nesta temporada, Aron participou de seu primeiro TL1 em 2026 no GP de Barcelona. Na ocasião, substituiu Nico Hulkenberg e terminou a atividade na sexta colocação, registrando uma volta 0.9s mais rápida que a de Bortoleto.

Agora, o estoniano voltará ao cockpit do R26 na Áustria. Desta vez, ele assumirá justamente o carro de Bortoleto durante a primeira sessão oficial do fim de semana.

Regulamento exige participação de pilotos novatos

Segundo o regulamento da F1, todas as equipes precisam escalar um piloto novato em quatro sessões de treinos livres ao longo da temporada.

Para esse regulamento, a categoria considera novato qualquer piloto que tenha disputado no máximo dois GPs.

Assim, Hulkenberg e Bortoleto completarão uma sessão obrigatória cada após o treino livre da Áustria. Ambos precisarão ceder seus carros em mais uma oportunidade durante as 14 etapas restantes do campeonato.

Audi segue sem piloto reserva oficial

Embora tenha marcado apenas dois pontos até o momento, a Audi iniciou sua temporada de estreia de maneira competitiva. Afinal, Bortoleto e Hulkenberg frequentemente terminaram as corridas muito próximos da zona de pontuação.

Até aqui, o melhor resultado da equipe continua sendo o nono lugar conquistado por Bortoleto na etapa de abertura do campeonato na Austrália.

Enquanto isso, a Audi permanece como a única equipe do grid da F1 de 2026 sem um piloto reserva oficial.

Na temporada passada, quando ainda competia como Sauber, a estrutura manteve um acordo de compartilhamento de pilotos com a Ferrari.

Dessa maneira, Antonio Giovinazzi e Zhou Guanyu – atualmente reserva da Cadillac – permaneciam à disposição caso surgisse alguma emergência.

Entretanto, mesmo depois de encerrar a parceria com a Ferrari antes do início da temporada 2026, a Audi preferiu não anunciar um piloto reserva oficial.

Portanto, a equipe segue recorrendo ao acordo com a Alpine para cumprir suas obrigações nos treinos livres.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.