Pane destrói sonho de Verstappen em Nürburgring

domingo, 17 de maio de 2026 às 8:00

Verstappen – Nurburgring 2026

As chances de vitória de Max Verstappen nas 24 Horas de Nürburgring praticamente desapareceram após uma grave falha mecânica atingir o Mercedes-AMG GT3 número 3 durante a corrida.

O tetracampeão da Fórmula 1 dividia o carro com Jules Gounon, Dani Juncadella e Lucas Auer. Até então, o quarteto disputava diretamente a liderança e caminhava para uma possível vitória dominante na tradicional prova alemã.

Entretanto, o cenário mudou completamente após um problema no sistema de transmissão atingir o carro durante o stint de Dani Juncadella.

Quero ser VIP

Problema começou logo após troca de pilotos

As imagens onboard registraram o momento em que um ruído incomum surgiu no Mercedes-AMG GT3. Pouco depois, Juncadella recebeu orientação para retornar imediatamente aos boxes.

Desde então, o carro permaneceu na garagem enquanto os engenheiros da Mercedes-AMG analisavam os danos causados pela falha.

Stefan Wendl, chefe da Mercedes-AMG, explicou como o problema começou após a parada envolvendo Verstappen e Juncadella.

“Imediatamente depois do pit stop, durante a troca de Max para Dani, recebemos um alerta do ABS”, afirmou Wendl aos organizadores da prova.

“Inicialmente, pensamos que fosse uma falha elétrica. Tentamos reiniciar o sistema e Dani indicou em sua primeira volta que ainda conseguia controlar relativamente bem a situação”, acrescentou.

Entretanto, o problema rapidamente se agravou.

“Depois surgiram outros ruídos e vibrações, forçando ele a retornar lentamente aos boxes após apenas duas voltas”, declarou.

Mercedes-AMG confirma danos graves no carro

Após a inspeção completa na garagem, a Mercedes-AMG confirmou que o problema atingiu diretamente o conjunto de transmissão traseira.

Além disso, os danos acabaram afetando outras peças importantes ao redor do eixo traseiro.

“Descobrimos danos no sistema de transmissão, que infelizmente também provocaram consequências significativas em outros componentes ao redor do eixo traseiro”, explicou Wendl.

Por causa disso, a equipe precisará realizar um reparo complexo antes de colocar o carro novamente na pista.

“Agora será necessário um longo trabalho de reparo para deixar o carro novamente pronto para corrida”, afirmou.

Verstappen e equipe demonstram frustração

Apesar da enorme decepção, a Mercedes-AMG confirmou que seguirá trabalhando para recolocar o carro na corrida antes do encerramento da prova.

Segundo Wendl, Verstappen e os demais pilotos ficaram extremamente frustrados com o abandono praticamente inevitável da disputa pela vitória.

“Conversamos com Max, conversamos com os outros pilotos e, naturalmente, todos estão extremamente decepcionados”, declarou.

O dirigente destacou que o grupo vinha protagonizando uma forte batalha pela liderança contra o carro número 80 da Ravenol.

“Especialmente porque eles lutaram durante muito tempo com o carro #80 pela liderança”, acrescentou.

Mesmo assim, a Mercedes-AMG decidiu concluir os reparos para levar o carro novamente à pista nas horas finais da corrida.

“Decidimos que vamos consertar o carro para poder voltar à pista na fase final da prova e mostrar o carro novamente aos fãs”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.