Argentina visa retorno da F1 com obras em pista
terça-feira, 31 de março de 2026 às 10:21
GP da Argentina – 1998
A Argentina intensifica os esforços para retornar ao calendário da Fórmula 1. As obras no histórico Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, avançam e ganham ritmo progressivamente.
De acordo com o Soy Motor, a reforma já atingiu cerca de 10% de progresso. Ao mesmo tempo, os organizadores mantêm um prazo claro e pretendem concluir o projeto até o fim do ano.
Assim, a prioridade inicial envolve viabilizar o retorno da MotoGP em 2027 e posteriormente criar as condições ideais para receber a F1.

Reforma avança com mudanças estruturais profundas
O projeto prevê uma reconstrução praticamente total do circuito. Atualmente, equipes de obra já removeram grande parte da infraestrutura original. Por exemplo, trabalhadores demoliram boxes, arquibancadas, paddock e boa parte do asfalto antigo.
Na sequência, a nova fase concentra esforços na reconstrução completa. Nesse sentido, o circuito receberá asfalto de polímero GIMA, presente também em pistas modernas da F1. Portanto, os responsáveis buscam alinhar o autódromo aos padrões técnicos mais recentes da categoria.
Inicialmente, o traçado buscará a homologação Grau 2 da FIA. Contudo, em uma etapa posterior, os responsáveis planejam alcançar o Grau 1, requisito obrigatório para sediar corridas da F1. Para isso, o projeto inclui mudanças no traçado, com retas mais longas e ajustes em pontos estratégicos.
Plano mira retorno da F1 em 2028
Nesse contexto, os organizadores projetam o retorno da F1 já em 2028. Além disso, existe a possibilidade de realizar a corrida em conjunto com o GP de São Paulo. Dessa forma, a logística das equipes se torna mais eficiente e favorece a viabilidade do evento.
Paralelamente, o interesse do público argentino pela categoria cresce de forma consistente. Esse movimento ganhou força com a chegada de Franco Colapinto à F1.
Ainda assim, o próprio piloto destacou anteriormente que o retorno da F1 requer mudanças mais complexas do que a MotoGP, principalmente por conta das exigências técnicas.
Por fim, a última corrida da F1 na Argentina aconteceu em 1998. Na ocasião, Michael Schumacher garantiu a vitória.
Argentina F1, Autódromo Oscar y Juan Gálvez, Buenos Aires F1, calendario f1, circuito Buenos Aires, comentar formula 1, f1, FIA Grau 1, formula 1, Franco Colapinto, noticias f1, retorno F1 Argentina
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.