Wolff minimiza falhas da McLaren e cita “aprendizado”
sábado, 28 de março de 2026 às 11:04Toto Wolff respondeu aos problemas enfrentados pela McLaren em Suzuka e tratou de minimizar a situação. Ainda assim, Lando Norris voltou a lidar com falhas que limitaram seu desempenho no TL3.
Norris e o companheiro de equipe Oscar Piastri já haviam ficado fora do GP da China devido a problemas elétricos distintos. Agora, no Japão, o britânico novamente teve sua atividade comprometida. Como resultado, completou apenas 13 voltas na sessão final de treinos livres.
Zak Brown comentou a situação e apontou a origem do problema. “A Mercedes HPP está trocando isso agora. É um problema de bateria. Ainda não fui informado se é o mesmo problema (da China), mas certamente é um problema de bateria.”
Wolff minimiza problemas e destaca fase inicial das regras
Wolff explicou que as falhas não seguem um padrão único. Além disso, ele destacou que situações assim podem ocorrer no início de um novo ciclo técnico. “Bem, ontem foi um problema no carro, acredito, relacionado à hidráulica, e hoje foi um problema de ERS”, afirmou à Sky Sports.
Em seguida, o chefe da Mercedes reforçou o contexto. “Sabe, às vezes você tem uma sequência de falhas que acontecem [que] não são boas. Não é algo que gostamos de ver em nenhum dos carros clientes.”
Apesar disso, ele apontou um lado positivo no cenário. “Mas, obviamente, há aprendizado com isso. As regras ainda são muito novas e acho que isso acontece.”

Mercedes vê vantagem inicial, mas prevê equilíbrio
No início da temporada, Andrea Stella chegou a apontar falta de colaboração com a Mercedes. Ainda assim, Wolff discordou dessa leitura e atribuiu as dificuldades a um período natural de adaptação.
Quando questionado sobre a vantagem da Mercedes sobre a equipe cliente, o dirigente foi direto. “Acho que no começo a curva de aprendizado será muito íngreme para eles.”
Além disso, ele ressaltou a vantagem inicial da equipe de fábrica. “Claramente, a vantagem da equipe de fábrica é evidente com novos regulamentos, mas dê um tempo e isso vai se ajustar.”
comentar formula 1, ERS F1, f1, gp do japão, lando norris, mclaren f1, mercedes f1, noticias f1, oscar piastri, suzuka, toto wolff, unidade de potencia f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
