Kart – Rafael Busato transforma desafio em evolução na etapa do WSK Super Master Series
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 às 16:30A terceira etapa do WSK Super Master Series se confirmou, na prática, como uma verdadeira prova de evolução para o paranaense Rafael Busato. Competindo em um dos campeonatos mais fortes do calendário internacional, o piloto brasileiro encarou desafios técnicos, grids cheios e situações adversas, saindo da pista do Leopard Circuit, em Viterbo, com aprendizado, confiança e sinais claros de crescimento.
Disputando a categoria OK, Rafael garantiu um lugar na Final da etapa e ainda protagonizou uma escalada consistente na prova decisiva, conquistando dez ultrapassagens em meio a um grid extremamente competitivo. O desempenho reforça não apenas o talento do piloto paranaense, mas também sua capacidade de adaptação ao alto nível do kartismo europeu.
As provas, realizadas neste fim de semana, reuniram nada menos que 63 pilotos apenas na categoria de Rafael, um número que por si só evidencia o grau de dificuldade do evento. Em pistas como Viterbo, largar, ultrapassar e sobreviver às primeiras voltas exige leitura de corrida, frieza e muita precisão, características que Busato conseguiu demonstrar ao longo de todo o fim de semana.
“Uma das maiores diferenças do Brasil pra cá é isso, grid sempre muito cheio”, destacou Rafael Busato. “É mais um complicador, porque qualquer erro custa muitas posições, mas é algo que a gente tem que se acostumar”, completou o piloto.
Defendendo as cores da CRG Racing, Busato garantiu posição no Grupo C da categoria OK, na tomada de tempo. Logo na primeira bateria classificatória, no entanto, um incidente ainda na primeira volta acabou tirando o paranaense da prova, comprometendo parte de sua estratégia para a sequência do evento.
No segundo Heat, a resposta veio em forma de recuperação. Com boas ultrapassagens e ritmo consistente, Rafael conseguiu avançar ao longo das 13 voltas, cruzando a linha de chegada dentro do Top 10. O desempenho se repetiu de maneira semelhante na terceira corrida classificatória, quando novamente mostrou regularidade para fechar a bateria na 12ª posição.
A soma dos resultados levou o brasileiro à Pré-final, largando da oitava fila. Em uma corrida marcada por disputas intensas e pouco espaço para erros, Rafael manteve um ritmo sólido ao longo das 15 voltas, para receber a bandeirada em 17º lugar, conseguindo seu objetivo de chegar à Final.
Na decisão do evento, o desafio foi ainda maior. Largando da 32ª posição entre os 63 pilotos que iniciaram a disputa, Busato sabia que precisaria se superar. Com uma condução determinada e aproveitando cada oportunidade, o brasileiro realizou dez ultrapassagens ao longo da prova, encerrando a Final em 22º lugar e consolidando um fim de semana de evolução.
“Foi minha primeira Final no Master Series. Claro que eu queria mais”, admitiu Rafael. “Mas depois do problema na primeira bateria, achei que seria bem difícil chegar até a Final. Cheguei, dei meu máximo e saio com muita coisa positiva pra levar para as próximas corridas”, afirmou.
Sem muito tempo para descanso, Rafael Busato já tem novo compromisso definido. A próxima etapa do WSK Super Master Series será disputada entre os dias 4 e 8 de março, no tradicional South Garda Karting, em Lonato. Mais um palco de alto nível, onde o piloto do Paraná segue acelerando firme em busca de evolução, experiência e resultados ainda mais expressivos.
kart, Rafael Busato
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
